Suilan Conrado
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O novo modelo de pedágios do Rio Grande do Sul, foi apresentado na tarde desta terça-feira, 30, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O encontro foi liderado pelo secretário executivo do Conselho do Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes) Marcelo Danéris, e contou com a presença de autoridades, políticos, e comunidade em geral.
Rolf Steinhaus
Modelo foi apresentado na tarde desta terça-feira na Unisc. As praças estaduais passam a ser administradas por empresa pública. Já as rodovias federais, como a BR 471, voltam a ser gerenciadas pelo governo federal
Das mudanças e redução de tarifas previstas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que passa a administrar as Praças de pedágio estaduais, a mais significativa para o bolso dos santa-cruzenses é a extinção das tarifas bidirecionais praticadas na praça de pedágio entre Santa Cruz e Rio Pardo. Com o novo modelo, as rodovias federais, como é o caso da BR 471, voltam a ser administradas pelo governo federal, o que implica na não cobrança do tributo.
O presidente da empresa pública EGR, Luiz Bertotto, aponta algumas das vantagens para a sociedade gaúcha com a implementação do novo modelo. “Além da redução de 25% para veículos e de 30 a 42% para caminhões, todo o dinheiro arrecadado com os tributos são revertidos em investimentos nas estradas. Já temos muitos projetos, que preveem inclusive, a duplicação de várias rodovias.”
Rolf Steinhaus
Presidente da EGR, Luiz Bertotto: todo o dinheiro arrecadado com os tributos são revertidos em investimentos nas estradas
Em Santa Cruz, o polo rodoviário é administrado pela Santa Cruz Rodovias S. A. e o atual contrato expira no próximo dia 29. A pedido do governo estadual, a justiça revogou a liminar que estendia a cobrança do pedágio até dezembro deste ano.
De acordo com o secretário Danéris, se não houver nenhum contratempo, é iminente que as Praças localizadas na rodovia RST 287 entre Santa Cruz e Venâncio Aires, e entre Santa Cruz e Vila Paraíso, comecem no fim deste mês a praticar os novos valores, que passam dos atuais R$ 7, cobrados aos veículos de passeio por exemplo, para R$ 5,20.
Rolf Steinhaus
Secretário Marcelo Danéris: valores reduzidos devem entrar em vigor no fim deste mês
Até o momento, a EGR gerencia três praças de pedágio: Portão, Coxilha e Campo Bom. Com as futuras apropriações, a empresa passará a coordenar onze praças, que atualmente, se encontram nas mãos da iniciativa privada, totalizando 820 quilômetros de rodovias.
As demais rodovias não pedagiadas, continuarão a cargo do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).
Sobre a EGR
Com o fim dos contratos de concessão das estradas gaúchas, o governo optou por seguir o modelo de pedágios públicos e comunitários implantados pelo Daer. Neste molde, as praças são administradas com a participação da comunidade, tendo os custos das tarifas reduzidas sem diminuir a qualidade e a segurança das rodovias. Para tanto, foi criada a Empresa Gaúcha de Rodovias, que irá contratar empresas para o trabalho de arrecadação, manutenção, conservação, pintura e ampliação das estradas.