Início Religião Fim de semana de muita fé no município

Fim de semana de muita fé no município

A última edição da Romaria da Santa Cruz contou com aproximadamente 10 mil pessoas

Sara Rohde
[email protected]

Neste domingo, 9 de setembro, o dia será marcado pela Romaria da Santa Cruz que este ano chega em sua 17ª edição. O evento envolverá as 805 comunidades da Diocese em uma ampla programação de celebração com o objetivo de renovação do batismo dentro do Ano Nacional do Laicato. Vós Sois Sal da Terra e Luz do Mundo é o tema desta edição. 

Participar da Romaria da Santa Cruz tem vários motivos, é momento de agradecer a Deus a graça da filiação divina pelo batismo, de homenagear as pessoas que levaram à pia batismal e introduziram os fieis na fé cristã, renovação dos compromissos com o batismo e reza, reflexão sobre a missão sal da terra, luz do mundo e também das pessoas sentirem parte da Diocese de Santa Cruz do Sul formada por 51 paróquias em 40 municípios. 
Para o assessor de comunicação e coordenador de pastoral da Diocese, Padre Roque Hammes, a expectativa para a Romaria é bastante positiva, “contamos que venham pessoas de todas as paróquias, esta é a nossa esperança para a Romaria”. No ano passado aproximadamente 8 a 10 mil pessoas participaram e este ano a expectativa é do mesmo público. 

Segundo Hammes tudo começou quando Dom Sinésio deu a ideia de criar uma Romaria aqui no município, já que Santa Cruz do Sul era a única Diocese do Rio Grande do Sul que não tinha uma Romaria Diocesana. “Com a celebração, além de rever os padres, os padrinhos e todos que participaram do batismo e da vida cristã dos fieis, a oportunidade será de se reunir perante a santa cruz”, frisou. 

A caminhada e o auge da Romaria serão realizados no domingo, 9, data oficial, mas a programação já se inicia neste sábado, 8, com a Vigília Jovem no Seminário São João Batista, hora da reflexão e oração. A programação no domingo inicia às 8h30 em frente a Igreja dos Santos Mártires das Missões em Linha Santa Cruz para seguir em direção ao Seminário, onde ocorrerá missa, seguida da bênção da saúde e confissões. Outros momentos de destaque serão o recebimento das bênçãos da saúde individuais e coletivas, além das apresentações artísticas do Conjunto Instrumental da Escola Felix Hoppe. Haverá praça de alimentação montada no local com venda de sanduíches, espetinhos, pão com linguiça e bebidas.  Uma tenda com erva mate e água quente para o chimarrão estará disponível no local.

O encerramento está previsto para as 14h30 quando o Bispo Dom Aloísio Dili presidirá a bênção de envio.

Lembrando que a partir das 7h30 do domingo os padres já estarão na Igreja de Linha Santa Cruz para o atendimento das confissões dos romeiros. Após, os mesmos estarão no Seminário João Batista para atendimento na capela do Seminário.

Padre Roque Hammes: contamos que venham pessoas de todas as paróquias, esta é a nossa esperança para a Romaria

Programação:


08h30m: Celebração de abertura com a benção da água.
09 horas: Início da caminhada até o Seminário São João Batista
10 horas: Missa na frente do seminário com a presidência de Dom Aloísio e concelebração de todos os padres da Diocese.
11 horas: Bênção da saúde (coletiva e individual), mais intervalo para o almoço e visita às tendas.
12h30m: Apresentações artísticas, com destaque para a apresentação do Conjunto Instrumental da Escola Felix Hoppe de Linha Nova.
14h30m: Celebração e bênção de envio.