Uma combinação simplesmente maravilhosa, surpreendentemente saborosa no ponto certo. Aproveite essa receita e surpreenda seus convidados e tenha a certeza de que será um sucesso!
INGREDIENTES
1 peça de filé mignon cortada em medalhões grossos (de cerca de 2cm) (O filé mignon pode ser substituído por contrafilé ou alcatra.)
Manteiga
Sal e pimenta-do-reino
Conhaque para flambar
Molho
1 colher (sopa) cheia de manteiga
2 colheres (sopa) de cebola picadinha
1 copo americano de água (200 ml)
1 a 2 colheres (sopa) de mostarda Dijon
2 a 4 colheres (sopa) de mostarda amarela comum
1 caixinha de creme de leite
Sal e pimenta-do-reino ao gosto
MODO DE PREPARO
Numa frigideira quente, derreta um pouco de manteiga e coloque os filés para grelharem (no fogo alto). Assim que virá-los, salpique sal e pimenta-do-reino por cima do lado já tostado (não tempere o filé ainda cru, senão irá desidratar a carne). Repita isso do outro lado e reserve os filés num refratário. Faça isso com todos os filés até terminarem e por fim volte-os à frigideira. Longe da chama do fogão, adicione a dose de bebida e rapidamente volte para perto do fogo, virando levemente a frigideira para o fogo atingir a bebida e assim flambar a carne. Ou se preferir, jogue um palito aceso rapidamente dentro da frigideira. De preferência peça ajuda a alguém nessa etapa. Não se preocupe, a carne não ficará com gosto de álcool e as crianças não ficarão bêbadas. O álcool será totalmente evaporado. Caso você tenha muito medo, pode pular essa etapa.
O molho será preparado na mesma frigideira onde os filés foram fritos, para que se possa pegar o sabor do filé que ficou por ali. Derreta metade da manteiga, e em seguida adicione a cebola para fritar. Acrescente a água. Deixe dar uma reduzida, mexendo sempre para soltar ao máximo todo o sabor que ficou ali “encrostado”. Coloque uma colher de mostarda Dijon, 2 colheres da mostarda amarela e adicione a outra metade da manteiga. Mexa até que derreta totalmente e dê uma sutil engrossada. Desligue o fogo. Adicione a caixinha de creme de leite, coloque sal e pimenta-do-reino a gosto. Experimente. Se achar necessário, coloque o restante da mostarda.
Fonte: www.brisandonacozinha.com
Dica da semana
A palavra flambar vem do francês flamber, que significa “passar pela chama” e, como muitas técnicas culinárias, também foi descoberta acidentalmente. O conhaque é uma das melhores bebidas para flambar. Em chamas, o álcool evapora, deixando apenas seu aroma e sabor acentuados no alimento. Na hora de fazê-lo, despeje a bebida no cantinho da frigideira e incline-a levemente para que a chama do fogão “suba” na panela. Parece complicado, mas o resultado é excepcional.