Vagner Cerentini
O Ministério da Educação (MEC) anunciou que vai prorrogar o prazo para o aditamento do primeiro semestre de 2015 no Fies. Os estudantes terão até 30 de junho para concluir o processo de renovação dos contratos. Até o momento, cerca de 100 mil alunos ainda não concluíram o processo.
Em função disso, Jaime Laufer, pró-reitor de Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), contou como anda o processo do aditamento do Fies na instituição.
Faltam cerca de 400 estudantes para fazerem o aditamento do Fies, e segundo Laufer, muitos ainda não conseguiram por problemas gerais e documentação. Cerca de 4.600 alunos já fizeram o aditamento com sucesso, e 443 novos contratos foram feitos nesse primeiro semestre.
Em relação aos que ficaram de fora, o número não é exato, mas fica em torno de 400 estudantes, que não conseguiram dar início ao processo do Fies, pois nem todos foram à Unisc levar a documentação solicitada, e também não foram até o final do processo.
Laufer salienta que o problema de muitos não conseguirem ter realizado o aditamento está na mudança de regra que foi feita de última hora. “Os alunos foram pegos de surpresa”, afirma.
Ele ressalta ainda que muitos pensam que a instituição não quer dar a vaga, o que não é verdade. O problema está com o MEC, que não divulgou os critérios a respeito das mudanças. “A falta de transparência sempre causou dúvida em todo mundo”, diz Laufer.