Alyne Motta – [email protected]
De 25 a 29 de abril, Santa Cruz do Sul vai respirar sétima arte com a realização do 1º Festival de Cinema, realizado por Daniel Gaggini e Patrícia Vilela, da Muk Produções, em parceria com o Departamento de Cultura, da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, através da coordenadora Marli Silveira.
Divulgação
Festival é o precursor no município
Trata-se de um festival democrático, aberto a todos os tipos de formatos e experimentações audiovisuais. O mesmo visa fomentar a discussão, produção e difusão do cinema nacional, abrindo espaço para filmes regionais e também para produções universitárias.
As mostras regional e universitária encerraram suas inscrições no fim da tarde de ontem. Segundo a coordenadora de cultura, Marli Silveira, aproximadamente 15 filmes foram inscritos. “Estamos muito surpresos com a participação da população regional e universitária”, afirmou.
Para ela, é um crédito que as pessoas estão dando para o festival. “Na primeira edição, não imaginávamos que haveria esse retorno e que as pessoas realmente gostassem da oportunidade de mostrar seus trabalhos”, garante Marli. A prorrogação do prazo de inscrição também contribuiu para este número.
As mostras competitivas e infantis têm os filmes escolhidos pela curadoria do evento. A exibição das produções acontece no sábado, 28 de abril, no auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), quando haverá a entrega das premiações aos vencedores.
PREMIAÇÃO
O troféu do festival foi confeccionado pelo santa-cruzense Milton Keller, em parceria com o artista plástico Vilson De Rocco, de Porto Alegre. O mesmo foi confeccionado em aço inox e busca uma ligação entre as artes com a comunicação, remetendo a uma torre, onde a cultura é enviada para outras esferas.