Alyne Motta – [email protected]
A primeira edição deu mais que certo. O Festival de Cinema de Santa Cruz do Sul saiu do papel, foi aprovado pela comunidade e tornou-se uma realidade. A participação foi bem expressiva para um projeto piloto, e agora procura alçar voos mais altos rumo à segunda edição.
O realizador do Festival, Daniel Gaggini, da Muk Produções, esteve em Santa Cruz do Sul para uma rodada de reuniões com empresários e saiu satisfeito. “Fomos recebidos de braços abertos por todos, e demonstraram grandes interesses. Esperamos colher bons frutos”, declarou o produtor.
Alyne Motta
Daniel Gaggini: Apostou em Santa Cruz do Sul e saiu satisfeito
Para 2013, a ideia é trazer o festival para a região central e realizar mais dias de exibições. “Nossa ideia é ganhar vários espaços para exibição dos filmes”, comenta Daniel. Segundo ele, o objetivo é fazer quatro noites de apresentações e ampliar as oficinas de interpretação e produção.
“Nosso ponto de partida são os curtas-metragens, longas-metragens e os documentários, mas ainda estamos estudando a possibilidade de incorporar outras experiências audiovisuais, como videoclipes”, explicou o produtor. “Temos novos horizontes, basta apoio para concretizar”, acrescentou.
RECONHECIMENTO
Mesmo em sua segunda edição, o Festival de Cinema já entrou para o calendário oficial de eventos do município. “Para nós é uma grande alegria, pois mostra que o poder público acredita e apoia nossa ideia”, afirma Daniel. Para ele, mais que exibir cinema, o Festival quer difundir uma causa.
Em setembro novas negociações serão feitas com empresários. “Nosso projeto foi aprovado pela Lei de Incentivo a Cultura (LIC), mas para ele se tornar realidade, precisamos que empresas nos patrocinem, sejam com valores ou mesmo em prestação de serviços”, pontuou Daniel.
A perspectiva é que as inscrições iniciem em novembro e encerrem no mês de março. “É um grande tempo, para quem tem interesse, possa produzir seus filmes”, finalizou o produtor. Assim como na primeira edição, todo o evento é aberto ao público e terá entrada franca.