Início Sem categoria Festival de Cinema é confirmado em 2013

Festival de Cinema é confirmado em 2013

Alyne Motta – [email protected]

Durante a coletiva de imprensa, realizada no Palacinho da Prefeitura, na Praça da Bandeira, durante a manhã de ontem, 23 de abril, os produtores do Festival de Cinema de Santa Cruz do Sul anunciaram a data da segunda edição do evento, que acontecerá de 22 a 28 de abril de 2013.

Divulgação

Próxima edição deverá ter mais participações locais e também longas-metragens

“Este ano realizamos um festival de forma piloto, mas para o ano que vem, queremos um evento ainda maior”, afirmou o produtor Daniel Gaggini. Segundo ele, o município tem estrutura para o evento. “Realizando esta edição, com certeza teremos mais apoio”, acrescentou.
Todo o projeto do evento está desenvolvido para as Leis de Incentivo à Cultura e a Lei Rouanet. “Empresas precisam tornar-se parceiras para que o evento cresça. O investimento que realizarem será para todo município, que comporta um Festival de grande porte”, explicou Daniel.
Segundo ele, a parceria das empresas serve para que o Festival traga nomes ligados à produção cinematográfica atual e de qualidade. “Hoje não conseguimos trazer os realizadores por falta de verba, o que esperamos que não venha a acontecer nas próximas edições”.

Alyne Motta

Daniel Gaggini: Empresas precisam tornar-se parceiras para que o evento cresça

PARTICIPAÇÃO   
Mesmo sendo piloto, o Festival teve uma ótima receptividade nas mostras regional e competitiva. Foram 24 filmes inscritos, sendo dois selecionados para a regional e outros quatro para a universitária. Os demais não serão apresentados porque ultrapassam o regulamento.
“Ficamos muito satisfeitos com todas as participações. Todos os trabalhos são de qualidades extremas”, garante Patrícia. Conforme a diretora, a participação superou todas as expectativas e os medos existentes. “São diferentes linguagens e características importantes”.
Alguns curtas-metragens serão exibidos na noite de domingo, 29 de abril, na Praça da Bandeira, com o cinema ao ar livre. “Não poderíamos deixar de fora trabalhos com uma gama de informações”, explica Daniel. Esses filmes não entraram na mostra por ultrapassarem o tempo.

Alyne Motta

Patrícia Vilela: Próximas edições devem ter mais noites de exibições

PROJEÇÕES
Este ano, o Festival de Cinema está sendo realizado de uma forma reduzida, com a participação exclusiva de curtas-metragens e sem nenhum filme gaúcho na Mostra Competitiva. Para a próxima edição, a ideia é colocar, longas-metragens e, pelo menos, um filme de cada estado.
“Nossa preocupação era trazer mais filmes para a noite de exibições, e o curta-metragem oferece isso”, afirma o produtor Daniel. “Para as próximas edições pretendemos aumentar as noites de exibições e, assim, contemplar os longas-metragens”, acrescenta a atriz e diretora Patrícia Vilela.
O orçamento para a segunda edição, de acordo com o projeto da LIC, é de R$ 16 mil. “Se adquirirmos este valor, temos intenção de dar um incentivo financeiro para os produtores e realizadores, fazendo o cinema progredir no município e, assim, o Festival crescer”, finaliza Daniel.