Alyne Motta – [email protected]
Mostrar que qualquer pessoa com deficiência pode ter uma vida normal e feliz. Desta forma é o festival Assim Vivemos, exibido em Santa Cruz do Sul, entre os dias 8 e 10 de outubro, na Universidade de Santa Cruz do Sul. Em sua 5ª edição, é realizado pela Lavoro Produções.
“Buscamos, com esta série de filmes nacionais e internacionais, diminuir as distâncias e quebrar as barreiras que existem entre as pessoas que são portadoras de deficiências e as ditas normais”, explica a santa-cruzense, radicada no Rio de Janeiro, Lara Pozzobom da Costa, uma das organizadoras do evento.
Alyne Motta
Mesmo pequeno, público diverso participou das sessões de cinema
“O festival mostra, de uma forma direta, como é a vida dessas pessoas com necessidades especiais. E mais do que isso, apresentam elas mesmo falando nos filmes e contando suas histórias”, comenta Lara. “O que mais queremos, é mostrar que não são tão diferentes, só possuem alguns detalhes”, acrescenta.
A organizadora afirma que a produção cinematográfica sobre esse assunto tem crescido cada vez mais. “A cada seleção que realizamos, nos surpreendemos com a diversidade de filmes com exemplos positivos e interessantes de vida”, declara Lara, satisfeita também com o público que prestigiou o evento.
EM SANTA CRUZ DO SUL
Esta foi a segunda edição do evento que foi realizada em Santa Cruz do Sul. Para Iuri João Azeredo, da Assessoria de Relações Comunitárias da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (PROEXT) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), é um privilégio sediar o festival.
Alyne Motta
Lara Costa: diminuir as distâncias e quebrar as barreiras entre as pessoas
“Reunir todo este público para ver filmes sobre realidades diferentes e debater sobre assuntos presentes em nosso cotidiano mostra que nós, enquanto universidade comunitária, nos preocupamos sobre esta temática abordada e oferecemos oportunidades das pessoas irem adiante”, afirmou Iuri.
A abertura do evento ocorreu na noite de segunda-feira, 8 de outubro, com a primeira sessão de filmes. Na terça-feira, 9, e na quarta-feira, 10, foram realizadas diversas sessões de cinema. Ainda na quarta-feira teve debates sobre os temas: educação inclusiva e síndrome de down.