Início Sem categoria Festejos Farroupilhas: Tema é o imaginário social do RS

Festejos Farroupilhas: Tema é o imaginário social do RS

Alyne Motta
[email protected]

Setembro ainda não chegou, mas isto não significa que os Festejos Farroupilhas não começaram. Pelo contrário, encontra-se de vento em popa o desenvolvimento do temário estadual, que busca retratar “O Rio Grande do Sul no imaginário social”, proposta apresentada pelo tradicionalista Rogério Bastos.
O temário, que encontra-se em fase de desenvolvimento, foi apresentado no 60º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado no mês de janeiro, na cidade de Santa Maria, e tem o apoio da vice-presidente de cultura do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Neusa Secchi.
O projeto, “O Rio Grande do Sul no imaginário social”, é definido pela busca da compreensão do ser humano, de maneira que cada indivíduo encontre seu lugar e sua razão de ser no tempo e no espaço. O imaginário resulta de um vasto conjunto de símbolos, ritos, do conjunto de experiências coletivas ou individuais de uma sociedade.
De acordo com Rogério Bastos, um ponto importante do temário está na relação do mito com o imaginário social. “As narrativas míticas seriam utilizadas pelos atores políticos como uma forma de promover a coesão social”, explica o historiador e idealizador da proposta.

Divulgação/RJ

Festejos de 2013 fazem o povo gaúcho reviver lendas, mitos e crendices

“Ao analisarmos a vinculação entre religiosidade humana e o imaginário social, são perceptíveis as diversas práticas utilizadas ao longo da história humana, que visaram legitimar as hierarquizações sociais através da aplicação do sagrado”, acrescenta Rogério Bastos.
Segundo o autor da proposta, a ideia é trabalhar a mitologia regional gaúcha nas escolas e nos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), promovendo ações que estimularão os jovens a produzirem muito mais sobre a nossa identidade, como as coreografias dos grupos de danças e os desfiles da Semana Farroupilha.
“É a oportunidade de analisarmos a origem do gaúcho por outra ótica, que não as já apresentadas nos outros anos. Pelos mitos, lendas e contos podemos ver a origem e ainda ‘viajar’ pelas batalhas e guerras que construíram esse ser, que hoje, definimos por gaúcho”, revela.

Divulgação/Rogério Bastos

Temário foi apresentado no 60º Congresso Tradicionalista Gaúcho

DESFILE TEMÁTICO
O assunto será desenvolvido no desfile temático, realizado anualmente em Porto Alegre. Em 2013 serão nove carros alegóricos que abordarão contos, mitos e lendas existentes no Rio Grande do Sul, passadas de pai pra filho, de geração em geração, há muitos anos.
Em reunião realizada em Porto Alegre, além do tema, foram apresentadas sugestões de nomes para o patronato da Semana Farroupilha 2013 do estado, que será analisado posteriormente. Também foi falado sobre a música tema e a imagem que irá compor a campanha dos festejos 2013.

Carros Alegóricos Desfile Temático
Carro 1 – O imaginário – João Simões Lopes Neto
Carro 2 – Lendas – Boitatá – A cobra de fogo
Carro 3 – Lendas –  Negrinho do Pastoreio
Carro 4 – Lendas – Salamanca do Jarau
Carro 5 – Contos – O Mate do João Cardoso
Carro 6 – Contos – Trezentas onças
Carro 7 – Mitos – Lobisomem e Bruxa
Carro 8 – Crendices e superstições
Carro 9 – Contos – Chasque do Imperador