Fotos: Rodrigo Assmann
Grupo realizou roteiro turístico pela cidade e fotografou no Morro da Cruz
Por iniciativa da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e Prefeitura, com apoio da Diretoria Executiva da 28ª Oktoberfest e Feirasul, aconteceu neste sábado e domingo, 1º e 2 de setembro, o 1º OktoberPresse. O evento, direcionado aos profissionais da imprensa gaúcha, contou com 17 participantes, que representaram veículos de comunicação (rádio, TV, jornais, revistas, sites e blogs) das cidades de Porto Alegre, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Santa Maria, Lajeado e Encantado.
Na manhã de sábado, os grupos que chegaram de Porto Alegre, Santa Maria e Lajeado foram recepcionados, em frente ao Hotel Charrua, pelas soberanas da Festa da Alegria, Rainha Thainã D’Ávila, e suas princesas, Joana Frantz e Rosimere Voos; pela família símbolo da festa, Fritz, Frida, Max e Milli; pelo presidente da 28ª Oktoberfest, Ênio Ernesto Wermuth, pelo vice, Roberto Gross, e pelo diretor de Marketing & Shows, Diego Puntel, além da Banda Munich. “Queremos dar as boas-vindas, com muita alegria e animação, no ritmo do nosso maior evento”, destacou o presidente Ênio Wermuth.
CONHECER A CIDADE
Ainda pela manhã, o grupo iniciou o passeio pela cidade, tendo como guia a diretora da Ciras Viagens e Turismo Receptivo, Jacira Assmann. Após conhecer o Distrito Industrial, Parque de Eventos e o Autódromo Internacional (que sediava os treinos da Motovelocidade), os jornalistas visitaram os produtores de tabaco Carlos e Janete Hoff, na localidade de Linha Sítio, às margens da RST-471, em Vera Cruz. Na propriedade, com suporte técnico das equipes da Souza Cruz, receberam informações sobre todas as fases da cultura do tabaco, desde o plantio, colheita, cura e armazenagem.
ROTA GERMÂNICA
Antes do almoço no Parque da Gruta, o grupo visitou o Parque da Cruz, onde pode ter uma vista panorâmica da cidade. À tarde, o destino foi o distrito de Rio Pardinho, com a visitação de pontos turísticos que integram a Rota Germânica. A primeira parada foi no Mosteiro da Santíssima Trindade das Monjas Beneditinas, seguindo para a Igreja Imigrante (uma das mais antigas do Brasil), Basteleihaus (Casa dos trabalhos manuais) e encerrando na Cucas Gressler, onde os profissionais puderam degustar as tradicionais cucas santa-cruzenses. Na volta ao centro da cidade, o último ponto visitado foi a Catedral São João Batista.
JANTAR NA BIERHAUS
O 1º OktoberPresse encerrou a programação oficial na noite de sábado, com um jantar de confraternização entre a imprensa visitante e os representantes dos veículos de comunicação locais. O evento, cuja proposta era destacar a música, a dança e a culinária típicas alemãs, contou com apresentações de danças folclóricas dos grupos Polka, do Centro Cultural 25 de Julho, e da Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz. Durante o encontro, o presidente da Assemp, Fábio Costa de Borba, destacou o papel da entidade na organização da maior festa alemã do Estado e o compromisso com o desenvolvimento econômico e cultural do município. “Este projeto, além de divulgar a Oktoberfest, buscou contemplar também o potencial turístico do município, na cidade e no interior, bem como um ponto forte da nossa economia, que é o tabaco”, enfatizou Borba.
O presidente da Assemp, Fábio Borba, falou aos convidados, em jantar na Bierhaus
Comunicadores visitaram a propriedade de Carlos e Janete Hoff,
em Linha Sítio/Vera Cruz e conheceram as fases da cultura do tabaco,
do plantio à colheita, cura e armazenagem