EVERSON BOECK
[email protected]
Com o objetivo de neutralizar um pouco dos efeitos das emissões do Dióxido de Carbono (CO2), responsável por 64% do efeito estufa, a Indústria e Comércio de Ferros Bortolaso, empresa de Santa Cruz do Sul, anunciou esta semana o lançamento do projeto Verde & Aço. Com foco na sustentabilidade ambiental, a iniciativa tem como finalidade conscientizar empresas, entidades e pessoas da comunidade sobre a importância de ações que tem como benefício o meio ambiente, além de chamar a atenção para uma realidade preocupante do número de veículos circulantes e de que forma estes hábitos modernos afetam a natureza.
O projeto foi idealizado pelos diretores Marilene Bortolaso e Moacir Bortolaso e uma equipe de responsáveis e coordenadores do Verde & Aço, estiveram no Riovale Jornal na manhã de terça-feira, 17, explicando detalhes da mobilização. Marilucia Fraceschetti, consultora e elaboradora do projeto, relata que este foi pensado no ano passado no planejamento estratégico da empresa sendo feito primeiro um trabalho interno com os 34 funcionários. “Somos uma empresa de médio porte e não poluente, porém queremos servir como exemplo de sustentabilidade. Iniciamos com ações internas e agora queremos desenvolver com a comunidade”, comenta.
Destaca também, que a preocupação com o meio ambiente da Bortolaso existe há bastante tempo. “Ações internas relacionadas à sustentabilidade são realizadas pela empresa há mais de 12 anos. Exemplo disso é que absolutamente todo tipo de resíduo que é gerado tem sua destinação correta, desde o papelão até os óleos produzidos”, garante.
O técnico ambiental, Guilherme Diehl, frisa a parceria do projeto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Através do cálculo de emissão de CO2, no total serão plantadas este ano 350 mudas em local designado pela Secretaria de Meio Ambiente”, ressalta. Este cálculo foi feito através da emissão de gases produzidos pela Bortolaso de Montenegro, onde está situada a matriz, e de Santa Cruz do Sul (filial), localizada na BR 471, e o plantio das 350 mudas será dividido entre as duas empresas.
COMO VAI ACONTECER
O desenvolvimento do projeto será feito por uma equipe chamada “Comitê da sustentabilidade”, formada por funcionários da empresa que será responsável por todas as ações durante este ano. Esta equipe será voluntária e receberá no final do ano um certificado de participação no Verde & Aço. “Queremos expandir o projeto desenvolvendo atividades públicas, na Semana do Meio Ambiente, palestras nas escolas, entre outras ações”, observa Patrícia Paz, uma das funcionárias palestrantes.
Também foi criado pela empresa um selo do projeto e todos os produtos adquiridos ou todos os trabalhos do projeto recebem o que é chamado de “selo ambiental”. “No próprio selo há a garantia do nosso comprometimento através da frase “Plantando Hoje o Ar de Amanhã” e a chamada ‘Comprando ferros Bortolaso você ajuda o meio ambiente’”, destaca Marilucia Franceschetti.
EVERSON BOECK
Representantes da Bortolaso entregaram ao diretor do Riovale Jornal,
André Dreher, uma camiseta do projeto Verde & Aço