Alyne Motta – [email protected]
A edição mais que especial da Feira do Livro se aproxima. Com muito trabalho e dedicação, foi lançada na noite de terça-feira, 14 de agosto, no Espaço Camarim a 25ª edição. Convidados, autoridades e imprensa estiveram reunidos para conhecer a programação dos nove dias dedicados aos livros.
Do dia 25 de agosto até o dia 2 de setembro, a comunidade santa-cruzense vai poder estar bem próxima da leitura, aliás, esta foi a inspiração para o tema deste ano: “Ler aproxima”. “A leitura nos deixa próximos de vários lugares e personagens. E é isso que queremos”, comenta Roberta Pereira, gerente do Sesc de Santa Cruz do Sul.
Alyne Motta
Durante nove dias será possível descobrir que Ler Aproxima
Nesses 25 anos de realização, esta edição traz uma honra muito grande para os realizadores. “A Feira tem um peso muito grande, pela sua qualidade e tempo de existência”, ilustra a gerente do Sesc. Segundo ela, o trabalho ao longo do ano poderá ser conferido dentro de poucos dias.
A música é um destaque da Feira, a começar pelo lançamento. O duo Batuque de Cordas, composto por Vinicius Corrêa e Cláudio Veiga foi a atração da noite. E ela vai estar presente em vários momentos da programação, integrando os livros e a leitura com os acordes musicais.
Alyne Motta
Batuque de Cordas mostrou o ritmo da Feira
O universo das letras se reúne na Praça Getúlio Vargas que, conforme os organizadores, têm a cara da Feira. Mas não só de livros acontece esta edição, a menina dos olhos para a comissão organizadora. Escritores são partes importantes deste local mágico.
ESCRITORES
Para tanto, autores de renome vão passar por lá, a começar pelo patrono, Antônio Skármeta. Esta é a primeira vez que a Feira tem um escritor internacional como sua referência. “A escolha foi unânime pela comissão organizadora, por toda trajetória já percorrida e por suas obras de qualidade”, declarou Roberta Pereira.
Alyne Motta
Para Roberta Pereira, esta edição tem um peso e qualidade muito grandes
A escritora homenageada também tem sua importância neste universo. A santa-cruzense Valesca de Assis, que em 2000 foi patronesse da Feira do Livro, estará circulando pelos livreiros, mostrando sua obra e interagindo com o público. “É um nome que não podíamos deixar de fora”, explica a gerente do Sesc.
Além desses dois nomes de qualidade, outros se fazem presentes nesta edição. Armindo Trevisan, Adão Iturrusgarai, Ruy Carlos Ostermann, Gládis Barcellos, Mário Pirata e Luiz Antônio de Assis Brasil são alguns dos nomes que circularão pelos palcos da Feira do Livro.
NOVIDADES
As novidades da 25ª Feira do Livro iniciam pela identidade visual, desenvolvida por Rudinei Kopp. O cartaz ganhou um novo formato, sendo transformado num marcador de página gigante. No detalhe, surge o patrono desta edição, composto por inúmeras vezes a frase “Ler Aproxima”.
Alyne Motta
Novidades desta edição começam com o material publicitário
Outra diferença este ano é o livro “Nem te conto”, uma coletânea que reúne 30 contos variados, de 30 autores com experiências, ou não, no universo da escrita. O projeto foi organizado por Rudinei Kopp e Romar Beling e contou com o patrocínio da Livraria Iluminura, Allegra Turismo e Móveis Florense.
Lembrando-se do velho ditado “Se Maomé não vai até a montanha, a montanha vai até Maomé”, a comissão organizadora da Feira do Livro decidiu levar alguns autores até a escola. Sergio Napp, Guilherme Verzoni, Paulo Bocca, Angélica Rizzi e Pablo Morenno vão promover a integração com seus leitores.
A Feira do Livro é uma realização do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Santa Cruz do Sul, Prefeitura de Santa Cruz do Sul e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com patrocínio da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Xalingo, Mercur e Banrisul.