Início Geral Feira Agroecológica beneficia moradores do Bairro Ana Nery

Feira Agroecológica beneficia moradores do Bairro Ana Nery

A feira vai funcionar todas as sextas-feiras, das 14 às 18h

Luciana Mandler
[email protected]

A fim de valorizar a agricultura familiar camponesa e a agroecologia, além de aproximar produtores da comunidade, a cooperativa Ecovale inaugurou na sexta-feira, dia 25, uma Feira Agroecológica, no Bairro Ana Nery. A feira vai funcionar no pavilhão da Comunidade Evangélica Apóstolo Paulo, que cedeu o espaço, todas as sextas-feiras, das 14 às 18 horas. A iniciativa integra as comemorações dos 20 anos da cooperativa, completados no mês passado.

Durante a tarde de sexta, o casal Lenice e Alexandre Rodrigues, que estava acompanhado do neto Lorenzo Renz, garantiu as compras e aprovou o novo local. “Gostamos muito, pois sabemos que os produtos são melhores e são alimentos da época”, reflete Lenice. Nas sacolas, morangos frescos, ovos, verduras, aipim. “Aproveitamos e pegamos para nossa filha também”, conta Lenice.

Além de consumir produtos mais saudáveis, a família Rodrigues destaca a importância de valorizar o que é da comunidade local. “Moramos próximo da feira e queremos valorizar nossa comunidade e nossos produtores”, finaliza Lenice.

Alexandre, Lenice e o neto Lorenzo foram às compras e aprovaram qualidade dos produtos

MAIS QUALIDADE

No espaço, os consumidores vão poder adquirir alimentos frescos e sem uso de agrotóxicos. São hortifrúti, como couve chinesa, radite, salsão, cenoura, beterraba, repolho, alface, além de sucos, bolachas, pães, conservas, dentre outros. Os hortifrutigranjeiros são oriundos de nove famílias camponesas e os demais produtos vem da cooperativa, que soma 58 associados.

Conforme a coordenadora do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) Santa Cruz, Melissa Lenz, enquanto entidade, já se pensava em comida boa para as pessoas, alimentos agroecológicos. “Para nós é satisfatório proporcionar mais uma feira como esta”, frisa.

Já Miqueli Schiavon, do grupo Origem Camponesa e MPA, acredita ser importante desmistificar que os produtos agroecológicos são mais caros. “Se os consumidores virem aqui vão ver que é mais barato se comparado ao mercado”, aponta. “Além disso, aqui se encontram alimentos sazonais, que são da época”, completa. “Precisamos respeitar o ciclo da natureza”, completa.

PARCERIAS
A Feira Agroecológica é uma iniciativa da cooperativa Ecovale, com assessoramento do CAPA, em parceria com o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), grupo Origem Camponesa e Comunidade Evangélica Apóstolo Paulo, vinculada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).