Débora Dumke – [email protected]
Na manhã de domingo, 7, foi inaugurado o Santuário de Schoenstatt. A celebração teve início na Catedral São João Batista, às 9h, devido ao mau tempo. Momento presidido pelo Bispo Diocesano, Dom Aloísio Alberto Dilli, e concelebrada por padres e religiosos, reunindo dezenas de fiéis.
Durante a missa, Dom Aloísio destaca a importância da inauguração do Santuário. “A consagração do santuário quer dizer que este lugar agora pertence à Deus. É um lugar de encontro com Ele, um centro graças divinas!”
Após a celebração, os fiéis seguiram a pé, em procissão até o novo santuário, localizado na Rua Fernando Abott, 1290.
No local, Dom Aloísio Dilli invocou a benção ao santuário. Ao meio-dia, foi servido almoço na Comunidade São José, que contou com mais de 500 pessoas. O encerramento ocorre às 14h com adoração e benção ao Santíssimo.
Para a irmã Sara Vicenci o momento é de gratidão. Ela conta que agora com a presença do Santuário a mãe de Deus e o filho Jesus estarão mais próximos de todos. “Ainda não podemos dizer que está aberto todos os horários do dia, mas iremos abrir todos os dias em algumas horas. É um espaço de oração, de contato com Deus aqui no Santuário. Sentimos muita gratidão nessa avalanche de situações que aconteceram com pandemia e falta de dinheiro, conseguimos edificar, ter o terreno cercado e ajardinado e o Santuário pronto e muito bonito é motivo de muita gratidão a Deus, por entregar isso novamente para a comunidade santa-cruzense”, destacou.
O momento também contou com diversas autoridades locais, entre elas a prefeita Helena Hermany (Progressistas), além de dezenas de devotos do município e de cidades vizinhas. Vieram também pessoas vindas de Santa Maria e Santa Catarina.
Durante as orações, foram feitas homenagens ao padre José Kentenich, que fundou o Movimento, em 1914, na Alemanha. A cerimônia culminou na abertura das portas do templo, que recebeu a bênção do bispo e de sacerdotes.
A capela é uma réplica dos mais de 200 santuários da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt espalhados pelo mundo e, em seu espaço interno, tem capacidade para realizar missas com cerca de 30 pessoas.
Futuramente deve ser feito, no mesmo terreno, uma casa para as irmãs e um espaço (auditório), para reuniões e outras celebrações.
Prefeita Helena Hermany se emociona com momento
Ao lado do líder do governo na Câmara, vereador Henrique Hermany, a prefeita Helena Hermany acompanhou as celebrações religiosas. Com lágrimas nos olhos, em seu discurso, ela disse ser este um momento muito especial para Santa Cruz do Sul e parabenizou o Movimento de Schoenstatt e as irmãs da congregação pela persistência no sonho de construção do novo Santuário, em área central da cidade: “A inauguração do Santuário não marca somente uma mudança de endereço. É um convite de Deus para que estejamos mais próximos dele através da Mãe Maria”.
Helena ainda lembrou da importância da Escola Municipal de Educação Infantil Mãe de Deus, que foi inaugurada em agosto do ano passado, ocupando a área do antigo Santuário, às margens da BR-471. “Foi uma decisão iluminada. Hoje, o local abriga, todos os dias, mais de 100 crianças carentes, que recebem amparo, cuidado, educação e garantias de um futuro melhor, para a formação de cidadãos de bem”, disse, emocionada.