O Santa Cruz inicialmente surpreendeu no Olímpico, diante do Grêmio no último sábado, largou na frente no placar e criou chances. No entanto o Galo não aproveitou as oportunidades e falhou na bola aérea defensiva, o que causou a virada tricolor e mais uma derrota do time preto e branco no Gauchão/2012. Com isso, o clube se foca na próxima partida diante do Cerâmica, sábado, às 17h, nos Plátanos e uma vitória aliada a resultados paralelos ainda pode dar a vaga às quartas-de-final da Taça Piratini.
O Galo sofreu pressão normal do Grêmio como já era esperado. O Tricolor estava pressionado pelo desempenho na reta inicial deste Gauchão. Mas aos 17 minutos, numa cobrança de falta da meia direita, Victor saiu mal da meta, a defesa deixou os zagueiros do Santa Cruz livres, e Thuram desviou para a trave oposta. Lá estava Cristiano, sem marcação, que tocou para o gol – Galo 1×0.
Mal o Santa Cruz tinha comemorado a abertura do placar e cedeu o empate aos 19. Marco Antônio cobrou escanteio da direita na cabeça de Marcelo Moreno. O centroavante desviou no travessão e no rebote, empatou: 1×1. E não demorou muito para a virada do Tricolor: aos 25, Naldo desviou de cabeça para Grolli, que empurrou para o gol: 2×1. O Santa Cruz procurou sair mais para o jogo com a substituição de Felipe por Sidnei. Mesmo assim, o Tricolor voltou a ampliar de cabeça. Aos sete minutos do segundo tempo, Kleber cruzou e Naldo marcou seu segundo gol. O Santa Cruz equilibrou depois dos dez minutos e levou perigo aos 15 minutos, quando Roberto Jacaré passou por Grolli e bateu cruzado. A bola raspou em Gilberto Silva e obrigou Victor a fazer grande defesa.
Aos 26 min, foi a vez de Tiago perder boa chance, parando nas mãos de Victor. Três minutos após, Roberto Jacaré bateu da meia-lua e levou perigo ao gol de Victor. Aos 31, Edilson fez o cruzamento e Kleber de cabeça, fez o 4×1. O próximo confronto do time Carijó é no sábado, dia 18, às 17h no Estádio dos Plátanos diante do Cerâmica.
Jacson M. Stulp/CaseMKT
Cristiano foi o autor do único gol do Galo na partida
GRÊMIO 4×1 SANTA CRUZ
GRÊMIO: Victor, Gabriel (Edilson), Naldo, Douglas Grolli, Bruno Collaço; Fernando, Gilberto Silva, Marco Antônio e Marquinhos (Guilherme Biteco); Kleber (André Lima) e Marcelo Moreno.
Técnico: Caio Júnior.
SANTA CRUZ: Rodrigo, Tiago, Mimica, Teda e Cristiano; William Thuram, Uillian, João Neto e Felipe (Sidnei); Roberto Jacaré e Creedence (Chimbica).
Técnico: Edson Porto.
Árbitro: Márcio Chagas da Silva