Ana Souza
[email protected]
O glamour das passarelas com desfile de roupas criativas e belos modelos deram origem a um evento diferente na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira, o Fashion Week Sustentabilidade. Na noite de sexta-feira, 18, no ginásio do educandário o talento dos alunos das turmas do 2ºs e 3ºs Anos do Ensino Médio esteve em alta e revelou verdadeiros designers de moda. A temática girou em torno do aproveitamento de materiais recicláveis, entre eles tampinhas de garrafas, DVDs, sacos de lixos, caixas de ovos, copos e pratos descartáveis, EVA, TNT, papel jornal, papelão, lacres metálicos, flores plásticas e muito mais. Integrantes da direção, autoridades – entre elas o Secretário Municipal de Educação, Wagner Machado – , pais, professores e estudantes da escola prestigiaram o evento.
Mais de 100 trajes criativos desenvolvidos pelos alunos em um projeto empreendedor sob coordenação do professor de Artes, Antônio Petry, fizeram parte do desfile. “O projeto todo foi desenvolvido pelos alunos do Ensino Médio.
Primeiramente realizamos um trabalho em relação ao empreendedorismo e, posteriormente, feita a coleta de materiais recicláveis e que contou com o envolvimento de toda a escola. No decorrer das aulas eles aprenderam o que era o Fashion Week, foram separados em grupos e prepararam no início do ano os croquis – em torno de seis por grupo – que são os desenhos das roupas. Através destes, os alunos mostravam o que queriam desenvolver, as roupas que iriam criar e que focava na preservação do Meio Ambiente, que atualmente está muito na mídia”, destaca.
Percebemos que ainda não existe o cuidado suficiente com o descarte desses materiais, enfatiza o professor. “Os objetos recicláveis podem ser recolhidos e agregam valor. Os estudantes fizeram os croquis, recolheram os materiais, idealizaram as roupas com a confecção e costuras e tiraram as medidas dos modelos que iriam desfilar. Através das roupas que eles fizeram puderam demonstrar que é possível trabalhar com os materiais descartados. Esta é a primeira vez que o projeto é realizado e fizemos com o Ensino Médio mas, com a perspectiva muito grande e, junto com a equipe diretiva, para o ano que vem agregar o currículo com os pequenos do Ensino Fundamental. Será um processo anual que busca a consciência para preservar o Meio Ambiente.”
O inovar e desafiar os nossos estudantes reflete em descobrir o talento de cada um, acrescentou a diretora da escola, Janaína Venzon. “O objetivo foi despertar a criatividade dos alunos. O desenhar, o pensar, o emprego da Matemática nas questões das medidas, qual o material a ser utilizado, tudo isso envolveu uma grande interdisciplinaridade entre os alunos que buscou também a aproximação com os colegas. Este é o momento em que a escola está dando oportunidade para que eles sejam protagonistas de algumas ações, mostrar para a comunidade que eles têm potencial e só precisam ser estimulados. Assim é este lindo trabalho.” E, para fechar com mais brilho ainda, ocorreu um Show de Talentos através de uma promoção do Grêmio Estudantil Floriano Peixoto. Os alunos se esmeraram nas apresentações e foram muito aplaudidos.