A entrega de medicação aos usuários dos postos de saúde e demais serviços da rede de atenção básica de Santa Cruz do Sul estará suspensa nos dias 2 e 3 de maio, na Farmácia Municipal. O motivo é a troca do sistema de informática realizado no final de 2012. Por exigência do Tribunal de Contas, as informações sobre o estoque de medicamentos – entradas e saídas – precisam estar permanentemente atualizadas. Com a troca do sistema e a mudança na Administração Municipal, essas atualizações ainda não haviam sido feitas. A contagem dos medicamentos será efetuada manualmente pelos funcionários.
A maior parte dos medicamentos distribuídos pela Farmácia Municipal são anticoncepcionais, remédios destinados a hipertensos, diabéticos e portadores de doenças respiratórias. Esses também podem ser encontrados nas 50 farmácias populares credenciadas no município, a custo zero ou mediante um valor simbólico.
Já os medicamentos de uso controlado, entregues somente com retenção de receita, como é o caso dos antidepressivos, ansiolíticos e para epilepsia, são distribuídos apenas na Farmácia Municipal. Ainda assim, o secretário de Saúde, Carlos Behm, alerta para o fato de que ninguém ficará sem medicamento. “Caso o remédio esteja chegando ao fim e termine justamente nos dias de fechamento da Farmácia Municipal, é bom o usuário se programar e com a receita em mãos, fazer a retirada antecipada para que não fique nenhum dia sem a dosagem prescrita pelo médico”, explica.