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Fake news é tema de palestra na Emef Rauber

Professor Hélio Etges, através do Riovale Jornal, explanou o assunto aos alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental

FOTOS: ANA SOUZA
Etges enfatizou que nunca devemos ter como base de informação apenas a internet

Ana Souza
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Um tema que está muito em voga nos últimos tempos são as fake news, ou seja, notícias falsas que circulam nas redes sociais e que são espalhadas de forma irregular entre os internautas. Falar algo que não seja verdade pode trazer certas consequências sérias para quem está envolvido pelo post. Muitos não têm ao menos conhecimento do que se trata mas, pelo número de curtidas e compartilhamentos acaba entrando na onda e fazendo circular a falsa publicação.


Para chamar a atenção sobre a questão, o Riovale Jornal promoveu, na tarde do dia 13, uma iniciativa focada no assunto, por meio de uma palestra na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Leopoldo Rauber, localizada no Bairro Rauber, em Santa Cruz do Sul. Os alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental participaram da palestra proferida pelo professor, jornalista e coordenador do curso de Jornalismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Hélio Afonso Etges, que trouxe toda a temática e um alerta sobre o que é fake news.


Em cerca de 1h30 de explanação os estudantes puderam aprender o que envolve a divulgação de notícias falsas no mundo virtual. “A notícia é real quando temos provas do que é verdade, nunca devemos basear nossas informações tendo como fonte apenas a internet. Podem ser buscados jornais, a rádio e a TV, por exemplo. Em um jornal ou revista impressa existe a menor chance de notícia falsa. As fake news são veiculadas na internet, em grupos diversos ou através de uso de robôs e mecanismos do meio virtual. Muitos conteúdos são produzidos por militantes empenhados em atacar adversários políticos de seus candidatos; empresas ou indivíduos fabricam notícias falsas pelo lucro, ou, através de contas automatizadas que replicam mensagens nas redes sociais e influenciam o debate político”, explicou o palestrante. Conforme o Instituto de Tecnologia de Massachussets, as notícias falsas se espalham 70% mais rápido que as verdadeiras e alcançam muito mais gente. De acordo com o estudo, quando a notícia falsa é ligada à política, o alastramento é três vezes mais rápido. Os mais usados são facebook, twitter, instagram e WhatsApp.

Stefany: buscar a verdade antes de compartilhar os conteúdos


Durante a palestra, Etges também relembrou um caso relacionado à Escola Base, no qual dava conta de uma notícia veiculada em forma errada e que causou um grande transtorno no meio escolar. A publicação dava conta de que haveria no ambiente educacional atos de abuso sexual e que, após relatório, foi dado ganho de causa atestando a inverdade da notícia. No século 19, países de língua inglesa utilizavam o termo ‘false news’ para denominar os boatos de grande circulação. Um exemplo de fake news trata-se de um vídeo borrado que afirma mostrar uma garota ucraniana confrontando um soldado russo. Este registrou 12 milhões de visualizações no TikTok e quase 1 milhão no Twitter. Na verdade, mostra a menina palestina Ahed Tamimi, com 11 anos na época, confrontando um soldado israelense depois que o irmão mais velho dela foi preso em 2012. O Twitter classificou o vídeo como “fora de contexto”, mas continua acumulando visualizações no TikTok.

APRENDIZADO

Atenta às explicações a aluna Stefany Vitória Gonçalves, de 13 anos, aprendeu que não se pode acreditar em tudo que lemos. “Temos que buscar a verdade antes de compartilhar conteúdos porque é bem ruim para as pessoas envolvidas.” A fala da estudante foi complementada pela professora e orientadora Márcia Valéria Silva. “Todos os fatos devem ser verificados antes de acreditar em uma notícia veiculada na internet. Esta palestra é muito importante para os estudantes que estão ligados diretamente às questões da internet. Sempre se compartilha algo que seja verdade e não falsas notícias!”, destacou a educadora.

Fique atento

Os alunos puderam aprender como identificar se uma informação é falsa ou enganosa. Entre os ítens que podem ser percebidos estão:

  • Leia o texto todo, não apenas o título
  • Título todo maíusculo ou foto manipuladas
  • Desconfie sobre informações alarmantes
  • Desconfie de expressões de exagero
  • Cheque a autoria da notícia
  • Confirme a veracidade das fontes
  • Pesquise os nomes citados
  • Investigue a credibilidade e os vínculos institucionais das pessoas envolvidas
  • Nem todo áudio, vídeo ou imagem são verdadeiros

Noticia de verdade é:

  • Representação social da realidade produzida institucionalmente e se manifesta na construção de um mundo possível
  • Notícia não é o fato em si, mas a narração do fato
  • Função da noticia: orientar o ser humano no mundo real
  • Elementos básicos da notícia: o que, quem, quando, onde, como, porque, para que, para quem, quanto, de quem

Fake News é:

  • Conteúdos falsos e inverdades propagadas com aparência real e verdadeira. Relação com crença e militância
  • A intenção é fazer o leitor dar mais importância à estímulos emocionais do que a fatos objetivos
  • Notícias falsas são absorvidas como verdadeiras porque o público gostaria que fossem verdadeiras