Um dos maiores ícones do atletismo brasileiro é santa-cruzense e está de olho em uma vaga na delegação brasileira que vai para a disputa da Olimpíada de Londres, neste ano. Fabiano Peçanha, de 29 anos, que compete pela equipe do Pinheiros (SP), vai começar a temporada de provas nacionais em abril, com o foco no índice olímpico.
O atleta destaca que a pré-temporada de treinamentos foi muito forte e que se encontra em boas condições para alcançar a classificação. Apesar disso, ele não espera facilidades para alcançar o objetivo. A grande dificuldade está na concorrência. Kléberson Davide, Lutimar Paes, Fernando Lina e Diego Chargal são os adversários de Peçanha na luta pela vaga olímpica nos 800m.
O índice da Federação Internacional de Atletismo (IAFF) é de 1min45seg60 para chegar aos Jogos. “Quero fazer esta marca. Porque aí acredito que não irei depender do quanto os outros irão fazer para estar em Londres”, assegura Peçanha. Já o índice da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) é de 1min45seg80, mas o atleta entende que trata-se de uma marca arriscada. “Se três atletas concorrentes fizerem uma marca inferior, são eles que vão para os Jogos Olímpicos”, aponta. A data limite para alcançar o índice é 1º de julho.
Peçanha alcançou marca inferior ao índice olímpico seis vezes na carreira, inclusive para conquistar a vaga para Pequim em 2008. “A prova dos 800m é muito tática, então se conseguir fazer o meu melhor, estarei novamente em Londres”, acrescenta. A melhor marca de Fabiano nos 800m rasos é 1min44seg60, conquistada na Tailândia em 2007.
Divulgação
Fabiano Peçanha acredita que possa fazer o seu melhor e obter uma vaga para Londres
Competições
As primeiras provas estão marcadas para abril, que são os torneios da Federação Paulista de Atletismo (FPA), no Ibirapuera. “Nestas irei testar o meu estágio. Quero estar em ponto de bala em maio, quando ocorrem os Grandes Prêmios Brasil”, cita Fabiano. No dia 6 de maio ocorre o GP Belém; no dia 9, o GP Fortaleza; no dia 16, o GP São Paulo e, no dia 20, o GP Rio de Janeiro. Dependendo dos resultados, Fabiano Peçanha poderá estar presente ainda no Iberoamericano de Atletismo, que ocorre nos dias 8 e 9 de junho, na Venezuela.