Início Geral Expresso Sinimbu é agraciado com Prêmio Despoluir

Expresso Sinimbu é agraciado com Prêmio Despoluir

Diretor do Expresso Sinimbu, Ernani Edgar Kahmann, recebendo o reconhecimento

 

No mês em que o Expresso Sinimbu completou 65 anos de atividades, a empresa foi agraciada com o Prêmio Gaúcho Despoluir. A entrega aconteceu durante a 20ª Transposul (Feira e Congresso de Transporte e Logística), que aconteceu dos dias 27 a 29 de junho, em Bento Gonçalves.
O Prêmio é uma iniciativa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT). Tem por objetivo promover o engajamento de empresários, trabalhadores em transporte, caminhoneiros autônomos, taxistas e da sociedade na construção de um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.
O Despoluir, através da Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio Grande do Sul, tem realizado gratuitamente a aferição dos veículos em todo o Estado, o chamado “teste da fumaça”. São avaliados os estados de manutenção do conjunto do motores, bombas injetoras, bicos injetores, regulagem do pontos de injeção e filtros de ar e combustível. 
Segundo o diretor do Expresso Sinimbu, Ernani Edgar Kahmann, as aferições auxiliam no processo de manutenção da frota. “Quanto melhor a manutenção e funcionamento do ônibus, menos poluição é gerada por ele, o que também gera um consumo de combustível mais adequado”, explica. 
Na última quinta-feira, durante a Transposul, foram conhecidas as empresas que se destacaram na adoção de medidas sustentáveis com relação a emissão de poluentes, (fumaça preta). Foram homenageadas as três empresas com melhores resultados em cada categoria: empresas urbanas, com frota até 70 veículos; empresas urbanas, com frota de 71 a 150 veículos; empresas urbanas, com frota acima de 150 veículos;  empresas metropolitanas; empresas de longo curso, com frota até 70 veículos; empresas de longo curso, com frota de 71 a 150 veículos e segmento empresas de longo curso, com frota acima de 150 veículos. 
O Expresso Sinimbu recebeu o destaque no segmento empresas de longo curso, com frota de até 70 veículos. “Começamos a participar do projeto há três anos e recebemos o prêmio pela primeira vez. Estamos muito felizes, pois é o reconhecimento de todos os esforços realizados em prol da boa manutenção da nossa frota, primando principalmente pela segurança dos nossos passageiros. A diminuição da fumaça preta acaba sendo uma consequência”, ressalta Kahmann.

Meio ambiente

Também no mês de junho, a empresa recebeu o licenciamento ambiental da Prefeitura de Santa Cruz. Ele foi resultado de um conjunto de medidas adotas pela empresa com o foco na preocupação ambiental. Os resíduos contaminados, como óleo queimado e estopas em contato com óleo diesel, são destinadas da forma correta, seguindo a legislação. O mesmo ocorre com os pneus usados, que são recolhidos por empresa autorizada pela FEPAM. A empresa possui ainda sistema de coleta da água da chuva, utilizada na lavagem dos seus veículos e licenciamento do seu poço artesiano.