Início Geral Exposição “Revelação” realiza encontro de música e poesia

Exposição “Revelação” realiza encontro de música e poesia

Hoje e amanhã serão realizados workshops beneficientes
Crédito: Anderson Lima

LUÍSA ZIEMANN
[email protected]

Pintar a realidade através do sentir. É isso que a exposição “Revelação”, de Décio Mai, busca transparecer ao seu público. O objetivo da mostra é fazer com que o visitante sinta-se em casa. Instalada desde o dia 8 deste mês no Centro de Cultura Francisco José Frantz, na Antiga Estação Férrea de Santa Cruz do Sul, em sua última semana de exposição, “Revelação” traz diferentes atividades: workshops, apresentações artísticas e encontros de mulheres devem atrair o público até o dia 31 deste mês.


Todo o ambiente da exposição cria um clima aconchegante, o que permite a apreciação das obras de um jeito mais profundo. Ao observar as telas, que utilizam a técnica expressionista abstrata, cada indivíduo tem a oportunidade de projetar imagens formadas a partir de suas vivências que criam identificação com o que está sendo apresentado. Ao todo, são cerca de 50 obras do artista Décio Mai que interagem com o ambiente criado pela arquiteta Ane Rigon, com móveis finos da Bella Vista Shop.


A exposição, que tem curadoria de Juliane Mai, é uma promoção da Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria de Cultura (Secult), com realização de Décio Mai Psicólogo Clínico, Bella Vista Shop e Juliane Mai Produção Artística. Também são parceiros culturais: Larissa Carneiro, Le Clér, Ane Rigon Arquitetura, Maiquel Moraes Tattoo Studio, Tecavita Szlachta Psicóloga Clínica, Café Colonial e Padaria Pritsch.


Durante o período da mostra uma série de atividades já foi realizada. Nesta última semana – antes do bate-papo que será realizado com o artista e com a curadora pós exposição, no início de novembro – mais ações estão programados dentro do cronograma de “Revelação”. Hoje, à partir das 9 horas, acontece um workshop beneficiente com a primeira turma de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município. Amanhã à tarde, às 15h, outra turma de estudantes será recebida.


Ainda na noite de hoje, às 20h, está agendado um encontro com arquitetos, onde haverá uma pequena explanação do que está acontecendo na mostra, coordenada pela curadora, e serão servidos drinks e petiscos. Amanhã também acontece um dos pontos altos da mostra, um encontro de poesia e música. Sob a coordenação da cerimonialista Laura Nobre, o público que se fizer presente poderá desfrutar das apresentações da Orquestra Filarmônica de Santa Cruz, dos poetas Mauro Ulrich e Paola Severo e dos músicos Renato e Rodrigo Sperb e violão Daniel Petry.


A programação da exposição ainda segue até o dia 31 de outubro, na próxima segunda-feira. Na sexta-feira, a partir das 16h, cerca de 150 mulheres trabalhadoras rurais do município irão se reunir para conhecer a mostra. No domingo o encontro é com as crianças, havendo um turno exclusivo para os pequenos se divertirem e os pais curtirem a experiência da exposição. Além disso, ao longo desta semana e também na próxima segunda estão sendo agendadas, diretamente com a Secult, visitações programadas de alunos das escolas municipais, estaduais e particulares.