Ana Souza
[email protected]
Belas obras de artistas amadores e profissionais de várias regiões do mundo podem ser visitadas até o dia 31 de março, de segunda a sexta-feira, no Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, na antiga Estação Férrea. O projeto Miniarte Internacional está na 44ª edição e quem for apreciar a mostra verá belos exemplares de 261 artistas oriundos de 14 países. O horário de visitação é das 8h30 às 11h45 e das 13h15 às 16h45.
As obras expostas trazem no contexto um retrato sobre a vida. A produção foi realizada de forma coletiva e reunida de modo virtual em um catálogo que está disponível no site www.miniartex.org. Também é possível acessar mostras de catálogos anteriores, bem como toda a trajetória de 19 anos do acervo que compõe o projeto.
Uma das integrantes da exposição é a artista Márcia Marostega, que participa com os trabalhos de algumas alunas. Ela auxiliou nas tratativas para trazer a mostra para Santa Cruz do Sul junto com Maria Celita Scherer. “Participo com apoio através de meu atelier. Eu e várias alunas minhas estamos integradas. Esta é a primeira vez que o projeto está em Santa Cruz do Sul, sendo uma exposição muito importante para a cidade e para a região, objetivando divulgar a arte e a cultura que se faz aqui e em outros lugares. Espero que as escolas e demais visitantes apreciem porque está muito boa a mostra. Ela é paralela à exposição Duas Mulheres de Fino Traço, ambas têm apoio da Pró-Cultura”, contou.
Organizada pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul através da Secretaria de Cultura (Secult), com coordenação de Dinho Barbosa do Departamento de Cultura, a exposição visa fomentar o acesso à cultura e à arte. “As artes plásticas e visuais têm uma importância muito grande dentro do setor cultural, pois ensinam, de forma lúdica e diferente, as crianças, adolescentes e pessoas de todas as idades a perceberem o mundo através de uma obra, criando diversas percepções para suas realidades”, destacou Dinho, salientando que a desde essa quarta-feira, 16, as escolas municipais começaram a visitar o Centro de Cultura para apreciar os trabalhos. “Essa questão é muito importante para os alunos vivenciarem, pois através deles conseguimos replicar o gosto pelas artes”, pontuou.
Há 19 anos valorizando a arte
O projeto Miniarte Internacional fomenta a cultura há 19 anos. Foi criado em 2003 pela artista visual e gestora cultural gaúcha Clara Pechansky e, desde sua fundação, já viajou por cinco continentes, sempre coordenado por artistas e sendo exposto em galerias, museus e centros culturais. “O projeto é democrático porque não faz nenhuma seleção de obras e aceita qualquer participante desde que seja maior de 18 anos. As obras são expostas em ordem alfabética e todas têm o mesmo tamanho, sendo montadas em painéis que permitem que um artista iniciante fique ao lado de um artista consagrado. O Miniarte já produziu 16 coleções diferentes e montou mais de 40 edições, sempre com temas instigantes, que permitem ao artista desenvolver sua capacidade de criação. Nesta mostra exposta no Centro de Cultura, o público de Santa Cruz vai conhecer a Coleção Vida, edição nº 44, cujo tema é vida e ficará exposta até o fim de março com entrada franca”, destaca a artista Clara.