Grasiel Grasel
[email protected]
A partir desta quinta-feira, dia 5, inicia na Casa de Artes Regina Simonis a mostra “Um Recorte na Obra Gráfica de Zoravia Bettiol”, exposição com diversas obras da artista plástica que possui reconhecimento internacional, compondo acervos de museus como o Metropolitan Museum e o Brooklyn Museum, ambos de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Zoravia Bettiol é artista plástica, designer e arte-educadora. Nascida em Porto Alegre em 1935, trabalha com artes gráficas, arte têxtil, pintura, design de joias, de superfície e instalações. Possui obras de sua autoria em diversos museus e centros culturais do mundo todo e já foi premiada por seu trabalho e contribuição, mas também é conhecida por sua participação em associações culturais e ecológicas.
A exposição da artista será composta por 36 obras de sua escolha, apresentada em três blocos:
• As xilogravuras da fase inicial da artista, de 1960 a 1963;
• As xilogravuras de grandes dimensões, nas quais a artista começa a desenvolver uma linguagem mais pessoal e que abrigam as séries Primavera, Namorados, Circo, Gênesis, Deuses Olímpicos, Iemanjá, Romeu e Julieta e Kafka (de 1964 a 1998);
• As serigrafias da série “Exuberância Primaveril I”, que aliam o humor, o lúdico e a crítica ao amor, ao poder e aos mitos, e ainda a série Brasil 2016, que aborda acontecimentos recentes no país e como a artista os vê, como a terceirização do trabalho, a “discriminação e os ataques à cultura”, a terra e a vida dos quilombolas e das etnias indígenas.
Carmen Pozzobon da Costa, curadora da Associação Pró-Cultura, entidade mantenedora da Casa das Artes, comemora a vinda da artista que, aos 85 anos de idade, é referência no desenvolvimento da cultura no país. “A gente sempre quis trazer a Zoravia e a arte dela. As coisas se encaixaram neste ano e conseguimos trazer uma mulher que se dedica à arte justamente no mês em que homenageamos as mulheres”, diz, destacando que a exposição também é uma forma de marcar o Dia da Mulher, que acontece no próximo domingo, dia 8.
Para abrir a exposição, a inauguração será no dia 4 de março, às 19h na Casa das Artes Regina Simonis, quando haverá sessão de autógrafos. Às 19h30 será organizada uma visita guiada e, posteriormente, um coquetel será oferecido aos presentes. A mostra ficará aberta para visitação pública de 5 de março a 4 de abril, de segunda a sexta-feira das 10h às 12h e das 13h30 às 17h30, e sábados das 10h às 17h.