Suilan Conrado
[email protected]
A chuva que insistia em cair na manhã de ontem, 20, não impediu que centenas de visitantes fossem até o Parque de Exposições em Rincão Del Rey (Rio Pardo), onde acontecia a abertura da maior Feira voltada à agricultura familiar do país.
Criada pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) com o objetivo de promover a diversificação de culturas, a 13ª edição da Expoagro segue até amanhã, 22, e conta com uma extensa programação que inclui palestras, serviços, seminários, exposição de produtos, fórum de diversificação, demonstração de máquinas, entre outros.
Durante a abertura oficial do evento, autoridades municipais, estaduais e federais, estavam presentes, saudando os produtores, enquanto o coral da Afubra e a banda marcial do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) abrilhantavam a festa.
EDSON BRUM
O deputado estadual Edson Brum (PMDB), representando a Assembleia Legislativa do Estado, anunciou durante seu discurso, a destinação de R$ 700 mil para a construção do pavilhão da agricultura familiar no Parque de Exposições. Brum proferiu que a expectativa é de inaugurar o pavilhão em companhia do prefeito de Rio Pardo, Fernando Schwancke, na próxima edição da Feira. Para o deputado, a Expoagro pode ser considerada a vitrine de todo o trabalho realizado pelas pequenas famílias produtoras de tabaco e de outros produtos. Manifestou ainda a necessidade de se investir em infraestrutura, enfatizando a necessidade de ferrovias para escoamento da produção e o investimento em rodovias.
Fotos: Rolf Steinhaus
Durante seu pronunciamento na abertura da Feira, o deputado estadual Edson Brum anunciou o repasse para viabilizar a construção do pavilhão da agricultura familiar no Parque de Exposições
BENÍCIO ALBANO WERNER
O presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil, Benício Albano Werner, destacou que promover a diversificação é um processo complexo, que exige comprometimento e seriedade de todos os envolvidos. Durante seu discurso, ainda salientou a importância de apresentar alternativas, mas de garantir segurança de preço mínimo, lucratividade e mercado para os produtos.
Werner: “a diversificação é um processo complexo, que exige comprometimento e seriedade de todos os envolvidos”
Werner salientou a necessidade da modernização no meio rural e a importância econômica do tabaco, tanto em nível regional como nacional. Manifestou ainda a criação do Dia Estadual do Produtor de Tabaco, a ser celebrado em 28 de outubro. O projeto é uma iniciativa do deputado estadual Heitor Schuch (PSB), e aguarda sansão do governador Tarso Genro (PT).
SÉRGIO MORAES
O deputado federal Sérgio Moraes (PTB), representando a Câmara Federal, relembrou que o tabaco foi o produto mais exportado do Estado em 2012, e disse que o povo não deve se envergonhar do que planta, mas se orgulhar. Moraes comentou a importância da feira, mas frisou que não se pode esquecer que a solução econômica para a região ainda é o tabaco.
Sérgio Moraes: “o povo não deve se envergonhar do que planta”
LUIZ FERNANDO MAINARDI
O secretário estadual da Agricultura e Pecuária, Luiz Fernando Mainardi, representando o governo do Estado (pela primeira vez o governador Tarso Genro não comparece ao evento, em função de agenda política), salientou durante sua fala as conquistas de muitas batalhas em favor dos agricultores, mas ressaltou a necessidade de lutar por outras. Mainardi criticou a produção ilegal de cigarros, alegando que gera prejuízos, uma vez que não pagam impostos, e alertou que os “mata ratos” são muito mais prejudiciais à saúde do cidadão que o cigarro inspecionado.
Secretário estadual Luiz Fernando Mainardi: necessidade de lutar pelos agricultores
Luiz Fernando Mainardi finalizou dizendo que os produtores são os grandes responsáveis pelo sucesso da cidade e do governo de um Estado.
FERNANDO SCHWANCKE
O prefeito de Rio Pardo, Fernando Henrique Schwancke (PMDB), aproveitou o momento para homenagear a Afubra. O político salientou o orgulho do município, que possui 40% da população residindo na zona rural, em sediar o evento. Para ele, “a Expoagro Afubra é o vetor de desenvolvimento para a região e é por meio dela, com novidades nas áreas científicas e tecnologias, que a agricultura nacional encontra o caminho para o desenvolvimento”.
Prefeito de Rio Pardo, Fernando Henrique Schwancke: “a Expoagro Afubra é o vetor de desenvolvimento para a região”
Também estavam na abertura, o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Estado, Marcos Regelim, o prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst (PP), o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Rio Grande do Sul, Francisco Signor, entre outros.
Autoridades municipais, estaduais e federais estiveram presentes na abertura da 13ª edição da Expoagro
O tempo instável da manhã de ontem 20, não impediu que um grande público comparecesse à abertura da Feira
Mais de 360 expositores estão espalhados pela Expoagro oferecendo seus serviços
Dentre as opções da Expoagro, o visitante encontra diversas tendas de artesanato para a comercialização
O guarda-chuva foi um acessório indispensável para quem passeava pelo Parque de Exposições em Rincão Del Rey
Primeiro dia de feira com estacionamento lotado: capacidade para 3 mil veículos