Início Geral Expoagro: Ministro Raupp visita a feira

Expoagro: Ministro Raupp visita a feira

Alyne Motta
[email protected]

Alyne Motta

Público deve superar a edição de 2012

Na manhã de sexta-feira, o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp esteve presente na Expoagro Afubra. Embora já tivesse ouvido falar muito bem da feira, ainda não havia tido a oportunidade de conhecê-la. Ele aproveitou a ocasião para levar propostas da região.
Na Expoagro, Marco Raupp teve uma placa descerrada em sua homenagem e, durante seu pronunciamento, destacou a união da pesquisa com o lado empresarial. “Estamos investindo continuamente na área da ciência e tecnologia, mas muito precisa ser feito ainda”, afirmou o ministro.
Conforme ele, a pesquisa é fundamental para a geração do conhecimento. “Produzimos aproximadamente 2,7% das pesquisas mundiais, uma quantidade quase que proporcional ao PIB brasileiro”, comparou o ministro, acrescentando ainda que a estimativa ainda é muito baixa.

Alyne Motta

Ministro (D) foi recebido pelo presidente da Afubra, Benício Werner, pelo coordenador Marco Dornelles e pelo prefeito de Rio Pardo, Fernando Schwanke

“Esta quantidade de pesquisa ainda não é suficiente, pois o conhecimento acaba não sendo repassado. É preciso aplicar o que está sendo estudado na prática”, declarou Raupp. Para estimular as empresas a desenvolverem projetos tecnológicos, o Governo Federal lançou o programa Inova Empresa.
O projeto deve repassar R$ 2 bilhões para ações tecnológicas. “Aqui é necessário juntar o trabalho produzido nas universidades com as empresas e gerar uma produção industrial de qualidade”, ressaltou o ministro, acrescentando que “é preciso transformar o conhecimento em valor econômico”.

Alyne Motta

Ao lado do presidente da Afubra e do secretário estadual Cleber Prodanov (D), placa alusiva ao ministro foi descerrada

“Temos grandes desafios pela frente. A ciência, tecnologia e a inovação têm um papel para cumprir na sociedade e, cada vez mais, as situações estão sendo unidas”, declarou Marco Raupp, manifestando ainda que o esforço para o sucesso precisa ser compartilhado com todos.
O presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Werner, destacou a importância do ministro para a Feira, ressaltando a valorização da pesquisa agrícola. “Agradecemos imensamente a sua presença neste evento, voltado para agroindústria familiar”.

Alyne Motta

Benício Werner destacou a vinda do ministro e a valorização das pesquisas na área agrícola

Na ocasião, além de prefeitos, deputados e convidados, esteve presente o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Cleber Prodanov, que mostrou seu apoio às palavras do ministro. Ele participou da entrega de uma cesta com produtos das agroindústrias coloniais.

NA REGIÃO
Antes de chegar à Expoagro, o ministro esteve reunido na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) para debater questões relacionadas à TecnoUnisc. Lá foi apresentado o projeto para criação de um Centro Vocacional Tecnológico, na localidade de Rincão del Rey, onde fica o Parque da Expoagro.
A proposta foi trazida pelo prefeito de Rio Pardo, Fernando Schwanke. “Queremos, em parceria com a Unisc, trazer qualificação para o interior do município”, afirmou o prefeito durante a solenidade na Expoagro. O projeto deve contemplar a difusão de oleoquímica e biotecnologia.
Segundo o reitor da Unisc, Vilmar Thomé, o objetivo do Centro, realizado em conjunto com a Afubra e o município de Rio Pardo, é produzir óleos essenciais, muito utilizados na confecção de cosméticos. “É um produto que o Brasil importa e, produzindo aqui, vamos pôr a região no mercado global”, declarou.
Thomé ainda comentou sobre a TecnoUnisc, que já está na primeira fase de implantação. “Dois prédios estão sendo construídos e parte do material que será utilizado já foi adquirido”, explicou. O projeto está sendo realizado com o Governo Federal, Governo do Rio Grande do Sul e a Unisc.