A Expoagro Afubra 2025, realizada de terça a sexta-feira da semana passada, chegou ao fim com saldo de absoluto sucesso. Na edição histórica, que celebrou os 70 anos da Associação dos Fumicultores do Brasil e marcou a força de superação do campo, a organização da maior feira do País voltada à agricultura familiar estimou que mais de 188 mil visitantes passaram pelo parque de exposições em Rincão del Rey, Rio Pardo. Durante os quatros dias de programação, a movimentação em negócios ultrapassou R$ 385 milhões, dos quais mais de R$ 2,3 milhões somente no Pavilhão da Agricultura Familiar.
O coordenador geral da Expoagro Afubra, Marco Antonio Dornelles, ressaltou que toda a programação proposta foi desenvolvida, com destaque para a qualidade. “Na nossa edição de 70 anos, finalizamos a feira com um resultado muito acima das expectativas”, comemorou. O dirigente exaltou a representatividade das instituições parceiras, dos patrocinadores e dos expositores para o sucesso obtido. Ao contrário dos imprevistos climáticos do ano passado, dessa vez até mesmo o tempo colaborou para que o parque de exposições estivesse sempre lotado.
O presidente Afubra, Marcílio Laurindo Drescher, reforçou o olhar da organização para o conforto e bem-estar de quem expõe e visita a Expoagro Afubra. Para ele, os números são consequência dessa preocupação. “Prezamos pela qualidade e os negócios vêm por si só”, observou. “Tudo aconteceu dentro de uma grande normalidade, todos prezando pelo cuidado, pela união e sendo corresponsáveis por fazer uma grande feira que é nossa Expoagro Afubra”, completou.
Durante toda a programação da Expoagro Afubra 2025, as entidades parceiras tiveram a oportunidade de mostrar suas ações para ajudar os agricultores a contornarem os problemas causados pela enchente do ano passado. A força e resiliência dessas famílias também estiveram em evidência com a apresentação de diversos cases ao longo do evento.
Com 23 anos de história, a Expoagro Afubra está no calendário agropecuário de março. Nos quatro dias de feira, os agricultores encontram uma programação técnica que atende as necessidades do campo e mostra todas as novidades e tecnologias para as propriedades rurais. Em 2026, a 24ª edição da feira já tem datas para acontecer: será nos dias 24 a 27 de março.
A 23ª Expoagro Afubra teve como patrocinadores ouro: Husqvarna, Sicredi, Syngenta, Sementes Estrela e governo do Estado do Rio Grande do Sul; prata: Banrisul, Massey Ferguson, Sicoob, Mondial Fertilizantes e Banco do Brasil; e Bronze: Máquinas Agrícolas Jacto, Mor, Unifertil e Growatt. O setor dos animais teve patrocínios de Basso Pancotte e Supra. O Espaço da Inovação do Agro contou com força de BAT, China Brasil, JTI e Philip Morris.
Os apoiadores do evento foram Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Prefeitura de Rio Pardo, Embrapa, Emater/RS-Ascar, Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), secretaria estaduais de Desenvolvimento Rural e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Alliance One, Universal Leaf, UTC, ervateiras Valério e De Valérios. A Feira contou também com diversas parcerias de órgãos governamentais e entidades ligadas à pesquisa e ao desenvolvimento do setor rural.