
e de resistência no interior
Alencar da Rosa
A Associação Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí promoveu na manhã dessa quinta-feira, 27, a apresentação de cases de produtores rurais “Reconstruindo Sonhos, Cultivando Esperança”. Realizado em parceria com Sicredi, Sebrae e Fetag-RS, o evento aconteceu na Arena 2 do Espaço de Inovação do Agro, junto ao pórtico de entrada do Parque de Exposições da Expogro Afubra, em Rincão del Rey, Rio Pardo. A segunda edição da iniciativa foi mediada pela coordenadora regional de jovens Luana Hoesel.
Nem mesmo as adversidades do meio rural desmotivam a agricultora Milena Hermes, de 21 anos, a permanecer no campo, na localidade de Bom Jesus, no interior de Vera Cruz. A enchente de 2024 devastou a propriedade onde a família vive há cinco décadas e investe, sobretudo, em gado leiteiro e no plantio de soja e arroz. “A gente tinha acabado de construir nosso tambo leiteiro canalizado, que era nosso sonho, e tínhamos começado a construir a sala de alimentação”, lembrou. As águas levaram tudo embora. “Não sobrou nada. Foi um momento muito difícil pra nós.” Além de toda infraestrutura, a família perdeu 120 cabeças de gado.
Dos 70 animais salvos, muitos morreram posteriormente por problemas decorrentes da cheia, como mastite, falta de cálcio e problemas nos cascos. Após pensarem em desistir e ir embora, a jovem conta que resolveram se manter firmes pela memória dos que vieram antes. Os prejuízos, segundo estimou, foram superiores a R$ 1,5 milhão. Com a ajuda de vizinhos, amigos e de entidades ligadas ao meio rural, a família buscou forças para prosseguir.
A estimativa é de que levem, pelo menos, cinco anos para recuperar o plantel de animais. “Ser jovem que faz a sucessão rural não é fácil. É preciso ter garra e ser lutador, mas tudo vale a pena”, garantiu Milena. Atualmente, a jovem egressa da Efasc (Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul) divide-se entre os cuidados com a propriedade e a faculdade de Medicina Veterinária, em Santo Ângelo. “Estamos recomeçando aos poucos. É preciso muita resiliência”, relatou.
Assim como Milena, o casal de produtores rurais Rafael e Mônica Kappaun, moradores de Rebentona, em Candelária, relatou sua jornada de esforço e reconstrução de novos caminhos após a enchente do ano passado, que destruiu todas as lavouras e a infraestrutura da propriedade. Já o jovem Alan Aretz, do interior de Vera Cruz, demonstrou a diversificação da unidade familiar com o cultivo de morangos.
Agricultura familiar celebra as oportunidades
O grande mapa instalado na entrada do Pavilhão da Agricultura Familiar, na 23ª Expoagro Afubra, revela a grandiosidade do espaço. Neste ano, são 216 empreendimentos, representando 90 municípios gaúchos, estabelecidos para receber milhares de visitantes até esta sexta-feira, 28. Do total, 42 expositores participam do evento pela primeira vez, motivados pelas experiências de outros produtores que, a cada ano, têm encontrado belas oportunidades na feira.
O assessor de Política Agrícola e Agroindústria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Jocimar Rabaioli, esta pode ser considerada uma edição de retomada, devido aos impactos que os períodos de estiagem e as enchentes de 2024 tiveram nas propriedades agrícolas. “São cenários muito difíceis que não só trouxeram desafios para o produtor, mas para o próprio visitante”, observou.

Rodrigo Sales
Apesar disso, as expectativas são positivas. “Esse é um espaço muito procurado dentro do parque. Entendemos a sua importância, pois os negócios vão além da feira. É a partir da Expoagro Afubra, por exemplo, que muitos têm a chance de abrir novos nichos de mercado”, apontou Rabaioli.
O Pavilhão da Agricultura Familiar está localizado à direita do pórtico principal do Parque da Expoagro Afubra. Nos estandes, distribuídos pelo espaço de 3.480 metros quadrados, o visitante pode encontrar uma grande variedade de produtos, como queijos, embutidos, panificados, doces, geleias, mel, melado, vinhos, espumantes, cachaças, peças de artesanato, plantas, flores, entre muitos outros. Na última edição da feira, em 2024, a comercialização no espaço alcançou R$ 1.526.725,50.
Programação de hoje na 23ª Expoagro Afubra
8h – Abertura do parque de exposições
8h30 – 4ª Exposição Morfológica. Realização: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Rio Pardo, Pantano Grande e Santa Cruz do Sul – NCCC. Local: Setor dos Animais – Arena de Provas
2º Seminário de Energias Renováveis. Tema: Geradores de Energia Renovável: Híbrido, Off-Grid e Grid Zero – Soluções para Autonomia e Eficiência na Propriedade Rural
9h– Sistemas de Armazenamento e Baterias: Oportunidades para as Propriedades Rurais
9h45 – Sistemas de Off-Grid: Oportunidades para as Propriedades Rurais
10h30 – Sistema Grid Zero: Energia Solar sem Injeção na Rede da Concessionária
11h15 – Linha de Financiamento Renovável
Realização: Afubra Verde Energia Solar e Sebrae RS. Local: Arena Energia Verde – Estande 227
9h30 – Câmara Especializada de Agronomia. Realização: Crea-RS. Local: Auditório 2
10h – Desafios do Proagro e Securitização das Dívidas. Realização: Audiência Pública da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar da Câmara dos Deputados. Local: Auditório 1
10h – Cases de inovação mulheres rurais. Realização: Associação dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares da Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí. Local: Espaço da Inovação do Agro – Arena 1
10h e 13h – Cubo Mágico. Realização: Foco Empreendedor. Local: Espaço da Inovação do Agro – Arena 2
12h – Premiação Afubra/NIMEq. Realização: Afubra/NIMEq – UFPel/ Unisc. Local: Espaço da Inovação do Agro – Arena 1
13h – Mulheres que Fazem do Agro o Seu Chão!. Realização: Banrisul. Local: Auditório 1
•2º Seminário de Energias Renováveis. Tema: Eletromobilidade: O Futuro da Mobilidade Sustentável
13h – Eletromobilidade no Brasil: Desafios e Oportunidades para um Futuro Sustentável
13h45 – Carregadores veiculares: infraestrutura, tecnologias e oportunidades no brasil
14h30 – Cases de sucesso na eletrificação da frota de empilhadeiras elétricas
15h15 – Oportunidades em eletromobilidade para o agronegócio: sustentabilidade e eficiência no campo
16h – Encerramento
Realização: Afubra Verde Energia Solar e Sebrae RS. Local: Arena Energia Verde – Estande 227