Alyne Motta
[email protected]
Em um jantar tipicamente alemão, realizado em Rincão del Rey, ocorreu o lançamento da 13ª Expoagro, que acontece de 20 a 22 de março, no Parque da Expoagro, situado na BR 471, km 143. O evento é uma realização da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).
Com o foco na diversificação de culturas, alternativas de produção, permanência do jovem no campo, novos equipamentos, tecnologias e serviços, a 13ª Expoagro espera receber um grande público. Durante os três dias serão mais de 300 expositores, como empresas, instituições e entidades.
Alyne Motta
Evento contou com palestra do secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS, e reuniu autoridades, lideranças e imprensa
JOVEM NO CAMPO
Dando uma ênfase a um dos focos da Expoagro, o jovem no campo, o secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi, proferiu a palestra “A permanência do jovem no campo: o futuro do meio rural” durante o lançamento.
Segundo o secretário, três fatores são fundamentais para que o jovem não largue a sua casa e rume para a cidade. “É necessário buscar os itens e renda existentes na cidade, valorizar a vida no campo e possibilitar uma formação voltada a sua realidade”, declarou Mainardi.
Conforme dados, 15% da juventude gaúcha estão no campo, e é necessário possibilitar fatores para que ele se sinta bem. “Precisamos trabalhar a questão da renda, da qualidade de vida e criar oportunidades para que possa ser feliz na colônia, onde vive”, acrescentou o secretário de Agricultura.
Alyne Motta
Mainardi elencou aspectos necessários para manter o jovem no campo
“Todo esforço que estamos fazendo é pensando no desenvolvimento dessas pessoas e, consequentemente, do nosso estado e país”, acrescentou Luiz Fernando Mainardi. Ao final do seu pronunciamento, o secretário recebeu uma cesta de produtos da Expoagro.
EVENTO DE SUCESSO
Este ano, um dos objetivos é valorizar o homem do campo. De acordo com o coordenador da Expoagro, o engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, é necessário a união de forças para valorizar este trabalhador, garantindo a ele e a sua família uma vida digna e a permanência deles no meio rural.
“E a Expoagro Afubra procura fazer isso. Com a contribuição de diversas entidades ligadas ao setor rural, programamos três dias de atividades que auxiliem o agricultor familiar na sua luta diária de trazer rentabilidade para a sua propriedade”, destaca o coordenador do evento.
Alyne Motta
Marco Dornelles: atividades que auxiliem o agricultor familiar na sua luta diária
Marco ainda ressaltou que o objetivo do lançamento é mobilizar a divulgação da 13ª Expoagro. “Precisamos remeter há 58 anos, quando um grupo de agricultores resolveu fundar esta entidade. Hoje ela prima pela diversificação para o homem do campo, assim como a Expoagro”.
“Precisamos promover a diversificação necessária aos produtores familiares, atendendo suas necessidades. O resultado está apresentado na 13ª edição da Expoagro, que vem crescendo com público, expositores, negócios, tecnologias, produtos e serviços, reunidos num só local”, ilustrou Marco Dornelles.
VITRINE DA AGRICULTURA FAMILIAR
O vice-governador do Rio Grande do Sul, Jorge Alberto Duarte Grill, o Beto Grill, esteve presente na cerimônia de lançamento da Expoagro. Sentindo-se em casa, uma vez que participa pela terceira vez do lançamento, declarou que a Feira é uma vitrine da agricultura familiar.
“Nosso Rio Grande é forte, tem terra fértil e água em abundância, que precisa ser manejada para atender a todos. O grande pilar é a agricultura familiar e o agronegócio, importante meio para garantir nosso futuro”, declarou, acrescentando que a sucessão familiar será um papel fundamental para isso.
Alyne Motta
Beto Grill: O grande pilar é a agricultura familiar e o agronegócio
“Muito ainda precisa ser feito”, assumiu Beto Grill. “Nosso trabalho é melhorar a vida das pessoas do interior. Tenho certeza de que estamos no caminho para que o Rio Grande do Sul se torne referência neste ramo”, afirmou o vice-governador durante o seu pronunciamento.
LANÇAMENTO TEMÁTICO
Há três anos o lançamento ocorre no Parque de Exposições, em Rincão del Rey, município de Rio Pardo. A cada ano, um tema norteia os detalhes do lançamento e também o Espaço Cultural. Em 2013, os detalhes remetem à etnia alemã, uma das que colonizaram a região e o Rio Grande do Sul.
Cada um que esteve presente recebeu um ramo de cipreste, uma tradição dos colonizadores. Em suas festas e quermesses, costumava-se entregar um ramo com uma fita, como forma de boas vindas. O costume era fixar o ramo à roupa, no lado esquerdo: os homens na lapela do casado e as mulheres, na gola do vestido.
Alyne Motta
Flores e decoração temática à cultura alemã abrilhantaram o lançamento
Os convidados foram recebidos por uma senhora, vestida com traje típico alemão, acompanhada por dois soldados, os Ulanos, trazidos por ex-soldados prussianos que lutaram pela unificação da Alemanha, em 1871. A decoração do espaço contou com muitas flores, e as bandeiras do Brasil e Alemanha.
O cardápio do jantar foi elaborado com muito cuidado pelos organizadores. As comidas servidas são típicas dos colonizadores alemãs. Falando em colonizadores, o evento contou com show do grupo Os Colonos, formado por um primo e cinco irmãos da família Hirsch, de Linha São João, interior de Sinimbu.
A FEIRA EM 2013
Um dos diferenciais da Expoagro este ano será uma alteração no horário de visitação da Feira. No segundo dia, 21, a visitação ao Parque poderá ser feira até as 19h, e no Pavilhão das Agroindústrias e o Espaço Cultural até as 22h. A partir das 16h, no Auditório, será servido café colonial e, às 19h, acontecerá a Noite Cultural.
Entre as atrações da Feira, um destaque para a dinâmica de máquinas, dia do arroz, piscicultura, animais, seminário de turismo rural, fórum de diversificação, seminário de educação rural, café colonial, palestras técnicas, usina de biodiesel, micro-destilaria de álcool, hortaliças, área florestal, entre outras.
Divulgação/Afubra
Público da Expoagro deve ser superior a 6 mil pessoas
A décima terceira edição da Expoagro tem como patrocinadores o Sicredi, Husqvarna, Bando do Brasil, Nortox, Trapp, Massey Ferguson, Biogene e Banrisul. Como apoiadores encontram-se a Emater/RS-Ascar, a Fetag/RS e o Irga. Diversas parcerias com órgãos governamentais e entidades fazem a Feira.