A Expoagas 2013 – 32ª Convenção Gaúcha de Supermercados chegou ao final na quinta-feira, 22 de agosto, no Centro de Eventos da Fiergs, na capital, evidenciando uma série de mudança nos hábitos de consumo dos gaúchos, as principais apostas do setor supermercadista para o segundo semestre do ano e mais de 800 lançamentos que, em até duas semanas, chegarão às gôndolas dos supermercados de todo o RS e estarão à disposição dos gaúchos. Segundo levantamento apurado pelo instituto Segmento Pesquisas nos dois primeiros dias do evento, junto aos 340 expositores, a Feira encerrou com um volume recorde de negócios, na ordem de R$ 333,8 milhões – uma venda média de R$ 981,7 mil por estande. O resultado foi puxado por segmentos como limpeza, laticínios e equipamentos, alguns dos setores em destaque na Expoagas 2013.
O balanço é positivo mesmo com uma redução de 12,9% no número de empresas varejistas visitantes. Segundo o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, a queda preocupa pelas dificuldades logísticas e de falta de mão de obra enfrentadas, sobretudo, pelas micro e pequenas empresas. “Os problemas logísticos, o temor de engarrafamentos e as dificuldades do varejista de pequeno porte deixar seu negócio por falta de pessoal são fatores decisivos pela sua diminuição nos corredores da Feira”, explica. No total, 37,9 mil pessoas visitaram a Expoagas 2013 até o final da quinta-feira, 22, – 77% delas oriundas de empresas de varejo.
NEGOCIAÇÕES
O aumento nas negociações nos três dias de evento é resultado da qualificação do público, da maior participação de varejistas de outros estados e da consolidação da Feira como um encontro plurissetorial: neste ano, entre os varejistas visitantes, 74% são supermercadistas; 8% vêm de padarias; 6% de bares e restaurantes; 4% de lojas de conveniência; 2% de farmácias; outros 2% de bazares e lojas de R$ 1,99; e 5% de outros setores do comércio. Dos R$ 333,8 milhões negociados na Feira, 49,3% foram efetuados junto a varejistas gaúchos, 41,8% a compradores de outros estados brasileiros e 9% a empresas de outros 11 países. “Saudamos a chegada de players de outras regiões brasileiras e países distintos, já que 70% dos expositores são do RS. Isto mostra que a Expoagas 2013 consolida-se como uma grande vitrine para que as empresas locais rompam fronteiras e aumentem sua abrangência de atuação”, destaca Longo.
Por outro lado, o presidente da Agas mostra preocupação com a redução dos negócios junto aos visitantes locais. “Nosso objetivo é proporcionar, na Convenção, ferramentas iguais de competitividade, os mesmos fornecedores e a mesma programação para varejistas de todos os tamanhos, e lamentamos que o custo-Brasil, os problemas estruturais e o enxugamento nos quadros pessoais tenham impedido que mais pequenas empresas tenham aproveitado esta oportunidade”, afirma Longo.
Daniela Villar
Antônio Cesar Longo: balanço é positivo mesmo com uma redução de 12,9% no número de empresas varejistas visitantes
LEVANTAMENTO
Conforme os dados levantados pela Segmento Pesquisas, os motivos que trouxeram os expositores para a Expoagas 2013 foram, pela ordem, aumentar o relacionamento com varejistas (81,4%), potencializar negócios e vender (74,5%) e expor seus produtos/ marcas (61,8%). A divulgação de lançamentos (47,1%) também foi citada pelos participantes da Feira. Dos 340 expositores, quase dois terços (63,7%) afirmaram ter concretizado negócios junto a empresas de outros segmentos que não supermercados.
Em relação à satisfação com a Expoagas 2013, metade dos expositores disse ao Instituto Segmento que vão superar seus objetivos, 48% que vão alcançar sua meta de vendas e apenas 2% não vão atingir os resultados esperados. A nota média dada pelos participantes para a Feira foi de 8,2. Do total de estandes, 72,5% dos expositores admitiram participar de outros eventos, e 90,5% consideram a Expoagas melhor ou igual às demais feiras de varejo. Entre os entrevistados, 93,1% querem voltar à Expoagas em 2014.
CONVIDADOS
Na Convenção, nomes como Arnaldo Jabor, Alexandre Garcia, Marcelo Tas, Carlos Hilsdorf e Professor Lievore abordaram temáticas ligadas à motivação, inovação, criatividade, conjuntura político-econômica e vendas. O congresso teve ainda nove palestras e seminários temáticos e programações específicas para jovens e mulheres.
A Expoagas 2014, que terá o tema “A melhor jogada para os bons negócios”, ocorrerá de 19 a 21 de agosto do ano que vem no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. O lançamento oficial da Feira ocorrerá em evento marcado para o dia 17 de agosto, às 19h, no hotel Deville, na capital.