Início Geral Experiência | Café Empresarial traz trajetória da LKC no transporte

Experiência | Café Empresarial traz trajetória da LKC no transporte

Evento foi promovido ontem pela ACI de Santa Cruz do Sul e contou com pai e filho, diretores da empresa

Alaor Canez e Cristiano da Silva Canez assumiram o protagonismo da empresa
Fabrício Goulart

Fabrício Goulart
[email protected]

A Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul recebeu ontem, dia 29, amplo público para a edição de agosto do já tradicional Café Empresarial. O evento, na sede da associação, apresentou o case da empresa santa-cruzense LKC Transportes. O tema proposto foi a sustentabilidade e os diretores Alaor Canez e Cristiano da Silva Canez apresentaram um panorama sobre as mudanças ocorridas na área do transporte, no geral, desde a década de 1950.

Pai e filho, respectivamente, narraram as mudanças pelas quais a LKC passou desde foi representante de uma outra empresa de São Paulo. Segundo o relato, foram 18 anos trabalhando dessa forma até decidirem assumir o protagonismo da própria história. “Limitava muito a nossa marca”, afirma o mais velho, que já comemora 30 anos de LKC.

De acordo com Alaor Canez, ele ingressou no ramo dos transportes por influência de uma tia, funcionária de uma empresa da área. “Mas o transporte mudou muito. Tentem imaginar como era nos anos 60 e 70”, diz, ao fazer comparações.

Para ele, hoje há muitas facilidades e ainda assim surgem muitos problemas no dia a dia. “Se com toda a tecnologia ainda temos dificuldades, imaginem antes”, provoca. O pai acredita que o ramo do transporte é bastante imprevisível, comparável à área das Comunicações: “Você faz um planejamento de entrega, o caminhão sai, mas no destino seguram o motorista por um tempo, ou nem recebem a mercadoria por falta de espaço para ela. Isso atrasa cinco ou seis entregas posteriores.”

Cristiano Canez explica que só por volta de 2011 e 2012 que a empresa assumiu o comando total de suas operações. Para ele, foi uma grande empreitada porque, posteriormente, a empresa de São Paulo acabou entrando em falência: “É muito comum na área dos transportes, infelizmente.”

Dentro da sustentabilidade, a LKC apresenta o selo ambiental “Preservar é o nosso caminho”, ferramenta criada para transmitir os seus valores à sociedade. É utilizado em diversos materiais para identificar iniciativas da empresa nesta área e nos veículos da frota, que são abastecidos apenas com etanol.

A empresa realiza ainda o monitoramento do consumo de energia elétrica através de planilhas de controle, visando identificar excessos, otimizar e reduzir o consumo. O mesmo procedimento que é aplicado na utilização do combustível, buscando um uso consciente e a redução de danos ambientais. Também busca neutralizar as emissões de Dióxido de Carbono (CO²) resultante de suas atividades, por meio do plantio de mudas florestais para reduzir o impacto ambiental.