Início Geral Expectativa | Dia dos Pais promete aquecer o comércio neste início de...

Expectativa | Dia dos Pais promete aquecer o comércio neste início de agosto

Levantamento mostra que roupas correspondem à maior parte das intenções de compra, seguidas por perfumes e cosméticos

Pesquisa aponta crescimento no número de pessoas que pretendem gastar mais em 2023
Divulgação/CaseMKT

Os primeiros dias de agosto devem ser de intenso movimento no comércio por conta do Dia dos Pais. A data, que ocorre este mês no dia 13, confere uma boa expectativa de vendas no comércio local, especialmente nas lojas mais voltadas para roupas, calçados, cosméticos, entre outros artigos voltados para os mesmos.

O presidente da CDL Santa Cruz, Ricardo Fernando Bartz, explica que a data deve ser movimentada. “O Dia dos Pais é tradicional dentro das famílias e dificilmente se deixa de dar um presente a um pai. Assim, a expectativa do varejo é de um incremento nas operações neste início de agosto”, explicou.

Bartz também salientou que segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, 68% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais este ano. Na prática, isso significa que aproximadamente 110,5 milhões de pessoas devem presentear seus entes queridos no segundo domingo de agosto, um aumento numérico de 8,7 milhões na estimativa deste ano, quando comparado ao ano passado.

A pesquisa aponta ainda um crescimento no número de pessoas que pretendem gastar mais em 2023. De acordo com os entrevistados, 36% pretendem gastar mais que em 2022 (com destaque entre os homens), 35% o mesmo valor e 17% querem gastar menos (queda de 9 pontos percentuais frente a 2022, sobretudo as mulheres e classes C/D/E).

Itens

As roupas correspondem à maior parte das intenções de compra para a data (52%), seguidas de perfumes e cosméticos (34%), calçados (34%) e acessórios (24%), como meias, cinto, óculos, carteira e relógio. A grande maioria dos consumidores (76%) pretende pagar o presente à vista, principalmente no PIX (30%) e no dinheiro (24%). Por outro lado, 37% têm intenção de pagar parcelado, com destaque para o cartão de crédito (33%). Em média, serão feitas 4,2 prestações, com crescimento de 0,5 frente a 2022.

O levantamento aponta ainda que 83% pretendem pagar o(s) presente(s) sozinhos, enquanto 13% vão dividir, sendo com irmãos/irmãs (36%), com o cônjuge (25%) e com outros familiares (21%). Entre estes, 31% pretendem dividir o pagamento do(s) presente(s) para dar um presente melhor/mais caro, 28% querem reduzir os gastos e 22% porque os preços estão muito altos. Entre os entrevistados, 62% pretendem presentear o próprio pai, 19% o esposo, 11% o pai de seus filhos e 9% o sogro.

Lojas físicas

A maioria dos entrevistados (74%) pretende realizar suas compras nos canais físicos, principalmente em shoppings centers (31%), nos shoppings populares (17%) e lojas de departamento (16%). Mas 39% pretendem realizar as compras pela internet, sobretudo em sites (73%), aplicativos (70%) e Instagram (22%).

Entre os que vão comprar online, 54% utilizarão sites nacionais, 52% de varejistas internacionais, 33% em marketplaces e 31% sites de lojas de departamento.

CDL PRESENTE COM VOCÊ

Carreata para fomentar campanha do Dia dos Pais
Divulgação/CaseMKT

A CDL Santa Cruz realiza mais uma etapa da campanha do Dia dos Pais neste sábado, dia 5, com a carreata que percorre as principais ruas do centro da cidade. A campanha Show de Prêmios da CDL Presente com Você tem como objetivo movimentar e fomentar o comércio de Santa Cruz do Sul. O próximo sorteio será realizado no dia 18 de agosto, às 17h, na Praça Getúlio Vargas, na Casa da CDL. Cada R$ 50,00 em compras nas lojas participantes da promoção dão direito a uma cautela para participar dos sorteios. A promoção tem o patrocínio da Afubra, Valecross e Sicredi.

Os consumidores estarão concorrendo a um vale-compra de R$ 100,00 nas lojas participantes; um vale-compra de
R$ 150,00 da Bela Casa Materiais de Construção; um vale-compra de R$ 150,00 da Gasima Materiais Elétricos; um vale-compra de R$150,00 da Loja Certel; um vale-compra de R$ 500,00 da Bela Casa Materiais de Construção; um vale-compra de R$ 500,00 da Gasima Materiais Elétricos; um vale-compra de R$ 500,00 na Loja Certel; um  vale-compra de R$ 1,5 mil da Loja Afubra; um vale-compra de R$ 4 mil na Loja Afubra; um vale-compra de
R$ 5 mil para ser utilizado nas empresas participantes. O apoio desta campanha do Dia dos Pais é da Bela Casa Materiais de Construção, Gasima Materiais Elétricos e Loja Certel.

Itinerário

Saída: 9h30, na lateral da praça Hardy Elmiro Martin, na rua Venâncio Aires. Segue pela rua Tiradentes até a rua Tenente Cel. Brito, indo até a rua Fernando Abott. Acessa a rua Marechal Floriano, dobra na rua 28 de Setembro até a rua Venâncio Aires e segue em frente até o pórtico de entrada no Parque da Oktoberfest