Início Geral Existência Humana | A filosofia predominante no meio digital

Existência Humana | A filosofia predominante no meio digital

Com grande influência na vida das pessoas, busca o entendimento do que gira ao nosso redor

Professor Elbe: “Acredito que seja possível para a classe trabalhadora ter acesso ao debate filosófico” DIVULGAÇÃO/RJ

Luana Ferraz Cardoso – [email protected]

A Filosofia é o estudo sobre questões gerais e fundamentais sobre a existência humana. Valores como a ética, comportamentos e pensamentos de cada indivíduo fazem parte desse estudo. Ela é uma forma clara e positiva de ver a vida. Do grego, o termo filosofia, significa “amor e conhecimento”, sendo que surgiu das dúvidas e das visões que os homens tinham.

O escritor, filósofo e palestrante, Mario Sergio Cortella, diz. “Afinal, para que serve o conhecimento? Qual é o poder do saber? Não podemos perder a perspectiva de que a finalidade do poder é servir. Servir a vida, servir a uma comunidade, servir as pessoas. Todo poder que, em vez de servir, serve a si mesmo, é um poder que não serve. O poder da informação. O poder da ciência, o poder da arte é servir.” O filósofo menciona a importância da busca pelo conhecimento. Jamais saberemos tudo, jamais seremos completos sábios. Por isso, devemos estar sempre em constante mudança e estudo.

Muitos filósofos brasileiros se reinventaram durante a pandemia, tornaram-se conhecidos. Com o avanço da tecnologia, a filosofia passou a estar mais presente na vida das pessoas. Palestras, publicações e lives tornaram a busca por conhecimento das pessoas mais acessível, possibilitando o descobrimento individual de cada um, e o reconhecimento de seus próprios valores.

O filósofo e professor, Elbe Belardinelle, traz a reflexão sobre o que é Filosofia. “A Filosofia surgiu entre os gregos, ela é um estudo constante e uma forma racional do homem pensar e ver as coisas. O filósofo italiano, Antônio Gramsci, pensava que o homem da classe trabalhadora, por meio da cultura, avançaria em um pensamento filosófico e independente”.

O professor ressalta a importância de projetos de educomunicação dentro do ambiente escolar, sua importância para formar pessoas com pensamento crítico. “Eu, como professor, acredito que seja possível para a classe trabalhadora ter acesso ao debate filosófico, para assim formar um pensamento crítico. Através da Filosofia podemos combater o pensamento alienante. A Filosofia pode trazer debates importantes referente a assuntos que precisam de atenção e ação, para que possam ser resolvidas ou melhoradas dentro da sociedade”.

Nós devemos pensar e procurar melhorar as coisas a nossa volta. Não podemos negligenciar a fome, o desmatamento e outras questões que vivenciamos na sociedade. Podemos ver que mesmo com toda a riqueza que possuímos ainda se tem muito a fazer, e por meio da Filosofia, podemos mudar as coisas. O filósofo alemão Karl Marx defendia a ideia de que. “Não adianta o pensamento isolado, mas sim, a ação do homem”.