Alyne Motta – [email protected]
No Brasil do início do século XVII, havia um extenso território ameaçado, carecendo de proteção. Neste mesmo local, havia um enorme sentimento de corresponsabilidade com a jovem Nação e também, a grande vontade de um povo de se autodeterminar.
A Batalha dos Guararapes, em 19 de abril de 1648, representa o marco em que a vontade e a determinação superaram o material precário e as táticas de combate incipientes de um exército libertador, fazendo a diferença e abrindo o caminho para a vitória, que expulsaria o invasor estrangeiro.
O monte Guararapes, em Pernambuco, foi palco da vitoriosa batalha, integrando índios, brancos, negros e mestiços, contra o invasor holandês. Desse conjunto de forças convergentes nasceu o Exército Brasileiro que, no dia 19 de abril de 2012, celebrou seus 364 anos de existência.
Alyne Motta
Dia do Exército foi celebrado em Santa Cruz do Sul pelo 7º BIB
O 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), Regimento Gomes Carneiro, tradicional organização militar do Exército Brasileiro, comemorou a data com uma formatura geral da tropa. Abaixo de uma chuva fina, os militares reuniram-se no Pátio Duque de Caxias para celebrar a data.
“A data de hoje é muito simbólica em nossa história, pois, através de negros, brancos e índios, unidos, foi defendida, com bravura, a nossa colônia”, declarou o comandante do 7º BIB, Tenente Coronel Álvaro Duarte de Oliveira Junior. Ele destacou que, desde então, o Exército sempre esteve junto da nação.
Durante a solenidade foi feita a leitura da Ordem do Dia, uma mensagem do Comandante do Exército, General Enzo Martin Peri, alusiva à data. Na ocasião foi entregue o Diploma Mérito Niederauer (Coronel João Niederauer Sobrinho, patrono da 6ª Brigada de Infantaria Blindada) ao engenheiro Carlos Augusto Gerhard.
Alyne Motta
O comandante do 7º BIB, Álvaro Duarte, e o agraciado com o Diploma Mérito Niederauer, Carlos Augusto Gerhard
Na formatura, foi realizada a entrega de medalhas militares. O Sub-Tenente de Comunicação Siqueira recebeu a Medalha Militar de Ouro; o Sub-Tenente de Infantaria Radke foi homenageado com a Medalha Corpo de Tropa com Passador de Ouro e o 2º Sargento de Infantaria Villa com a Medalha Corpo de Tropa com Passador de Bronze.
O 3º Sargento de Infantaria Sérgio foi brindado com a Medalha Militar de Bronze, Medalha Corpo de Tropa com Passador de Bronze e a Medalha de Serviço Amazônico com Passador de Bronze; o 3º Sargento Quadro Especial Rusch e o 3º Sargento Quadro Especial J. Rocha receberam a Medalha Militar de Prata.
Alyne Motta
Militares foram agraciados com medalhas
Após a solenidade militar, as Aspirantes a Oficial médica, Mariana e a dentista, Stefhania, do 7º BIB, prestaram juramento à Bandeira Nacional. De forma simples, mas com muito simbolismo, a ocasião marca o compromisso assumido perante o Exército Militar Brasileiro.
Alyne Motta
Aspirantes a Oficial Stefhania e Mariana prestaram juramento à bandeira
“Esta ocasião é muito importante para os militares, em especial aos que estão incorporando”, comentou o comandante do 7º BIB. “Em momentos de decisões, se lembrarem deste juramento, terão a certeza de que fizeram as escolhas certas”, acrescentou o Tenente Coronel.