Início Colunas Exemplo a ser seguido!

Exemplo a ser seguido!

A Alemanha venceu a Copa com todos os méritos. Organizada, determinada e disciplinada fora e dentro do campo, deu uma prova de que o planejamento é a base de uma grande conquista. Investiu nas categorias de base, executou e concluiu doze centros de treinamento, em todo o país, deu formação a jovens treinadores com um resultado de dez anos. Colhe o resultado e sai vencedor.

*****

A Alemanha, que sempre se mostrou um povo frio e calculista, mostra que é possível trabalhar sério e focado, mas também se integrou com o povo brasileiro. Que se mostrou hospitaleiro e capaz, transformando a Copa no maior evento de todos os tempos. Todos os países que participaram reconhecem a capacidade de nossa organização, o mundo parabeniza o Brasil. Referência esta grande nação.

*****

No campo do jogo, o Brasil decepciona. Os brasileiros, acostumados a tantas vitórias, deixam o seu torcedor paralisado, sem entender a derrota para os alemães e a Holanda em dois jogos. Simplesmente a defesa brasileira, considerada a melhor do mundo, toma dez gols. O inexplicável não se explica! Teriam os jogadores, na maioria, sentido a pressão por não terem disputado uma Copa do Mundo ou uma eliminatória, ou teria sido a pressão de disputar no Brasil?

*****

Não está na hora de reconhecer, que não somos mais os melhores jogadores do mundo e nossa individualidade deve passar por mudanças drásticas juntamente com a criatividade? A maioria dos nossos jogadores atuam no exterior, mas o futebol é um jogo coletivo, não se pode depender apenas da individualidade, a seleção brasileira precisa juntar seus cacos. Juntamente com a CBF, deve-se traçar um projeto de valorizar as categorias de base nos clubes com incentivo financeiro se quisermos ser novamente o país do futebol.

*****

“Aprenda a perdoar, pois perdoando que se é perdoado. Procure ter equilíbrio no sexo e na alimentação; procure tirar todo o orgulho dentro de você: não queira ser superior às outras pessoas”. (Sergio Buarque Cordeiro)

EXPRESSÕES LATINAS: “Ad litem” – Literalmente, para o processo. A expressão denomina então todos os atos durante o processo.