Diversos eventos sociais fazem parte da história da Associação Atlética do Banco do Brasil. Em 1973 foi lançada a Noite do Havaí. Um grande sucesso na cidade, perdurando por três décadas, sendo anual até o ano 2001, totalizando 28 edições.
O baile sempre foi movimentado com a participação de funcionários do Banco do Brasil e seus familiares, integrantes da sociedade santa-cruzense, clientes do Banco e seus convidados. Um toque especial na festa eram as roupas com o colorido em destaque. Frutas, flores e uma ornamentação tropical completavam o cenário, e na entrada do salão um comitê de recepção fazia a entrega de colares havaianos.
A primeira edição da Noite do Havaí foi embalada pelo som do conjunto Impacto, de Porto Alegre. Também comandaram os embalos nas demais edições, o Itamone, João Roberto, Mensagem, Fama e outros mais.
OUROFEST – Em parceria com a AABB a agência local do Banco do Brasil realizou em 1993 a Ourofest, que consistia em um baile do chope, com direito a canecão. A primeira edição, e as demais, foram realizadas no Ginásio de Esportes. A Orquestra Cassino – instalada em meio às arquibancadas – foi responsável por embalar a primeira Ourofest.
Várias edições foram realizadas, devido ao grande sucesso. O evento ocorria sempre no último final de semana antes do início da Oktoberfest e assim tornava-se uma pré-abertura da Festa da Alegria.
A última edição ocorreu em 20 de setembro de 2003, abrilhantada pela Banda Nova. Entre as centenas de presenças estavam o Prefeito Municipal; Secretária de Turismo; bonecos Fritz e Frida; soberanas e comissão organizadora da Oktoberfest, além dos administradores e funcionários do Banco.
NOITE ITALIANA – Um dos tradicionais eventos sociais realizados pela AABB é a Noite Italiana. A primeira edição ocorreu em 2000 e segue até hoje. Realizada pela primeira vez, nas dependências da Cabana, contou com um grande público que pôde prestigiar o jantar e show do cantor e humorista Beto Valduga acompanhado da cantora Camila Farina.
Em determinado momento os dois, formando um dueto, cantaram a música Tormento D’Amore, tema da novela Terra Nostra. A ocasião proporcionou a todos que estavam presentes, muita emoção.
SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL – Em 2001, foi realizada na AABB – com organização da diretoria local – a primeira festa de confraternização da Superintendência Regional do Banco do Brasil de Caxias do Sul. Foi uma festa campeira, naquele estilo já consagrado pela Associação. Cerca de 50 agências do Banco, situadas num percurso que vai de Vera Cruz-RS até Vacaria-RS, se fizeram presentes. Os festejos, que duraram o dia inteiro, contaram com muito chope, churrasco, música ao vivo, apresentações artísticas, jogos de futebol, etc… E nos anos de 2005, 2007, 2008 e 2009 foram realizadas mais edições da festividade.
AS TRADICIONAIS – Em seu calendário de eventos sociais há três festas que se tornaram tradição, sendo realizadas anualmente, desde os primeiros anos da AABB até os dias atuais: Dia das Mães, São João e Natal.
Fotos: Divulgação/RJ
Noite do Havaí foi um dos primeiros eventos sociais da AABB
Festa Junina tornou-se um evento tradicional
Concursos de beleza levam o nome da AABB
O cinquentenário da AABB está sendo marcado com grandes láureas. Diversos títulos de beleza foram conquistados pelas representantes da Associação em concursos. O mais recente foi em 11 de junho de 2011, quando Emily Dockhorn conquistou pela sexta vez o título de Rainha da Oktoberfest. Com a conquista a Associação tornou-se hexacampeã em título máximo da Oktober e hepta em “pódio”, com uma princesa ao longo das 27 edições do concurso.
O primeiro título de beleza da AABB veio com Loiva Wünsch, eleita princesa do concurso Rainha das Piscinas do Vale do Rio Pardo. Em 15 de março de 1997, Cristina Kothe conquistou o título de princesa do mesmo concurso. Em 28 de março de 1998, Larissa Moritzen foi eleita princesa e sua torcida escolhida a melhor.
No dia 4 de abril de 1998, Cristina Kothe trouxe mais uma faixa sendo Rainha da 14ª Oktoberfest. Dois anos depois, em 13 de maio de 2000, Larissa Moritzen seria eleita a Rainha, o bicampeonato da AABB no concurso. No ano seguinte, o tricampeonato com Raquel Caspary sendo eleita, em 26 de maio de 2001, a Rainha da Oktoberfest. A torcida da AABB também foi escolhida a melhor.
Com garra e brilhantismo, em 16 de março de 2002, a torcida da AABB foi a melhor no Rainha das Piscinas do Vale do Rio Pardo. No mesmo ano, em 18 de agosto, Michele Mattheis trouxe mais uma alegria com o título de Rainha da Oktoberfest. A torcida foi escolhida como a melhor do concurso que, pela primeira vez, realizou-se no Ginásio Poliesportivo da cidade.
Dentre 28 candidatas, no dia 20 de julho de 2003, Maíra Assmann foi eleita a Rainha da Oktoberfest, o pentacampeonato para a Associação. Em 2005 a AABB conquistou o título de melhor torcida no concurso da Rainha da Oktoberfest e em 2006 no Rainha das Piscinas do Vale do Rio Pardo. Em 2006, Vanessa Zanette trouxe o título de princesa da Oktoberfest. Em 2007, na última edição do Rainha das Piscinas do Vale do Rio Pardo, Adriane Scherer conquistou o título de princesa.
Vale registrar que na terceira edição do concurso da Oktoberfest, em 1986, a hoje funcionária do Banco do Brasil, Jeane Hermes (na época Jeane Bender), conquistou o título de Rainha, embora naquela época não tivesse nenhum vínculo, nem com o Banco, nem com a AABB.
Arquivo/RJ
Emily Dockhorn foi coroada Rainha da 27ª Oktoberfest representando a AABB
As rainhas, princesas e candidatas de todos os tempos
Para a direção da AABB, associados e demais integrantes, é um grande orgulho os títulos conquistados nos concursos de beleza.
Às rainhas – Cristina Kothe (1998), Larissa Moritzen (2000), Raquel Caspary (2001), Michele Mattheis (2002), Maíra Assmann (2003) e Emily Dockhorn (2011), à princesa Vanessa Zanette (2006) e às nossas outras candidatas (dos dois concursos de beleza santa-cruzense) – Loiva Wünsch, Vera Lúcia Müller, Carolina Moreira, Adriana Heider de Lima, Adriana Fischborn, Marinês Schuck, Letícia Burgos, Roberta Becker, Mari Trojahn, Taíla Teloeken, Débora Rockenbach, Lauren Thomasi, Laura Hermes, Tanara Teichmann, Francine Gerhardt, Elisa Burin Lange, Giana Teloeken, Fernanda Schaefer, Adriane Scherer, Fernanda Borba e Andrea Bueno – a AABB deixa os profundos agradecimentos e felicitações por terem tão bem representado a Associação, ao longo de todos esses anos. Agradecimentos também à Maria Anísia Swarowsky e Elenise Thomé que representaram a AABB em outros concursos da cidade nos anos 70.