Início Sem categoria Eveline e Vitória representaram a 5ª RT

Eveline e Vitória representaram a 5ª RT

Alyne Motta – [email protected]

Ir à busca de um sonho. Assim foram até Passo Fundo as prendas da 5ª Região Tradicionalista, Eveline Rangel dos Santos e Vitória Niedesberg. Entre os dias 24 e 26 de maio, disputaram os títulos de Prenda do Rio Grande do Sul, junto com outras 63 concorrentes, divididas nas categorias adulta, juvenil e mirim.
Durante os três dias, as prendas puderam mostrar seus conhecimentos na prova escrita – que engloba assuntos de história e geografia do Rio Grande do Sul, tradição, tradicionalismo e folclore, e conhecimentos gerais – prova oral, mostra folclórica e apresentação artística.

Divulgação/RJ

Eveline e Vitória durante a Mostra Folclórica

As atividades ocorreram, em grande parte, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lalau Miranda, entidade que faz parte a 1ª Prenda do Rio Grande do Sul 2011/2012, Joelma Pauline Schmohl Meotti. Os resultados foram anunciados na noite do sábado, 26 de maio, em um fandango oficial.

PARTICIPAÇÃO REGIONAL
Eveline concorreu na categoria adulta, representando o CTG Sentinela dos Pampas. Na prova artística ela declamou a poesia Saudade, de Lauro Rodrigues, teve como par Samuel Correa Campos, onde apresentou a valsa como dança de salão e a chimarrita como sua dança tradicional.
Ela discursou sobre o tema “abrace sua família tradicionalista” na prova oral e trouxe o café colonial para sua mostra folclórica. “Estou feliz por ter feito o que me programei e por ter tirado excelentes notas para alguém que nunca havia pisado em um estadual. Sinto-me realizada e com o dever cumprido”, declarou.

Divulgação/RJ

As prendas (ao centro) com representantes da 5ª RT

Na categoria mirim estava Vitória Niedesberg, representante do CTG Lanceiros de Santa Cruz. Na prova artística escolheu a poesia Lua Menina, de Jurema Chaves, teve como par Pedro Arthur Rossa da Silva e levou o tatu com volta no meio como dança tradicional e a valsa como dança de salão.
Em sua prova oral falou sobre “a proteção do meio ambiente através da reciclagem de garrafas PET” e levou o brinquedo “nó do diabo” para sua mostra folclórica. “Estou muito feliz, porque mais importante que trazer uma faixa, foi o crescimento pessoal que adquiri”, afirmou Vitória.

AGRADECIMENTO 5ª RT
Parabéns Vitória Niedesberg, Prenda Mirim da 5ª RT, e Eveline Rangel dos Santos, Prenda da 5ª RT, que representaram muito bem nossa região na 42ª Ciranda Cultural de Prendas, na cidade de Passo Fundo. Vitória e Eveline mostraram sua garra, força de vontade, persistência…
Quem luta é um campeão, é um vencedor e como diz o nosso hino “sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”. Desejamos que esta experiência que vocês vivenciaram traga aprendizagem e coragem para continuarem elevando a bandeira da nossa cultura e do nosso movimento.
A 5ª RT agradece a disponibilidade e a dedicação de vocês duas, bem como aos seus familiares, suas entidades, CTG Lanceiros de Santa Cruz e CTG Sentinela dos Pampas, e a todas as pessoas que, de uma forma ou de outra, auxiliaram, incentivaram, motivaram, acreditaram e acompanharam vocês  neste concurso.
Acreditem em nossos jovens. Eles são a continuidade de nosso movimento, é a certeza de que nossa cultura não morrerá. Esta é a razão de estarmos aqui.
Muito Obrigado!
Esta é nossa singela, mas sincera homenagem, do fundo do coração. Sabemos que merecem muito mais que isso, pelo esforço e dedicação que sempre tiveram em divulgar nossa cultura e tradição.

Um forte abraço com muito carinho em nome da Coordenadoria da 5ª RT.

TÍTULOS ESTADUAIS
A 1ª Prenda do Rio Grande do Sul foi Raquel  Pinheiro Pereira, do CTG Fronteira Aberta, 18ª RT. Em 2013 o concurso será realizado em Santana do Livramento. A 2ª Prenda é Gabriela Ertel Heinen, CTG Rancho da Amizade, 3ª RT e a 3ª Prenda é Erika Martina Benevenute Lopes, do CTG Cancela da Fronteira, 10ª RT.

Turki

Joelma Meotti e sua sucessora, Raquel Pinheiro Pereira

Na categoria juvenil, a 1ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul é Amália Pletsch, representante do CTG Gaudério Serrano, de Bento Gonçalves, 11ª RT. A 2ª Prenda Juvenil é Veronica Lorenset Padoin, CTG Tropeiros do Buricá, 20ª RT e a 3ª Prenda Juvenil é Nathália Rodrigues, do CTG Darci Fagundes, 1ª RT.
Como 1ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul ficou Luana Raquel Wojciechowski, CTG Familia Nativista, de Caçapava do Sul, 18ª RT. A 2ª Prenda Mirim é Aluisie Picolotto, do CTG Galpão da Saudade, 11ª RT e a 3ª Prenda Mirim é Maitê Lorenzoni Antonini, CTG Galpão da Boa Vontade, 17ª RT.