Caco Argemi/SECOM/RS
Reunião com a diretoria da FGV tratou do impacto das ações de governo em todos os setores da economia gaúcha e nas áreas sociais
Em meio ao feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira, 19 de junho, o governador Tarso Genro participou de uma reunião no Rio de Janeiro para tratar do impacto das ações de governo em todos os setores da economia gaúcha e nas áreas sociais. Diretores e técnicos da Fundação Getúlio Vargas apresentaram, na sede da instituição, um estudo atualizado sobre a eficiência e abrangência dos projetos e programas que estão em execução. O trabalho também sugere alguns pontos em que existe margem para qualificar a gestão.
“O fato do Rio Grande do Sul ter criado um sistema de participação que permite que a população interfira diretamente na elaboração do orçamento garante uma grande efetividade na execução das obras e programas”, afirmou o presidente da Fundação, Carlos Ivan Simonsen.
Plano Safra Gaúcho, Pronatec, RS Mais Igual, Microcrédito Gaúcho e o Sistema de Desenvolvimento Econômico foram apontados como os programas mais abrangentes e com reflexo direto no crescimento da economia, além de investimentos em infraestrutura. “Nossos projetos e programas têm uma grande capilaridade no território gaúcho. E estamos permanentemente nas regiões através dos nossos órgãos e das interiorizações que realizamos todas as semanas”, avaliou o governador.
O levantamento da FGV também destacou a importância de ferramentas como a Sala de Gestão, o Gabinete Digital e a utilização das redes socias para o diálogo e transparência na gestão pública. Entre as sugestões para acelarar a execução estão a padronização de processos e a ampliação da qualificação de servidores e modernização dos espaços, que já ocorreram em dezenas de setores da administração estadual.
Nesta sexta-feira (20), o governador Tarso Genro estará em Brasília para uma reunião com o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República.
Notícias do Piratini