Início Colunas Estudar sem um objetivo é como uma pedrinha no sapato

Estudar sem um objetivo é como uma pedrinha no sapato

Não foi surpresa a notícia publicada na imprensa gaúcha que mostrou o Rio Grande do Sul como campeão nacional em repetência no Ensino Médio. A cada ano, cerca de 300 mil alunos são reprovados no Estado.
As razões apresentadas pelos especialistas para o péssimo desempenho dos alunos são a falta de professores e funcionários, omissão dos pais na educação dos filhos e vocação precoce para o trabalho. Segundo eles (apesar do IBGE afirmar que apenas 2,9% dos jovens rio-grandenses entre 15 e 17 anos trabalham), os alunos estão sobrecarregados e ficam cansados para estudar à noite.
No entanto, baseado em minhas palestras em escolas desde 1997(hoje estarei na feira do livro do Colégio Colbachini, em Nova Bassano), as justificativas dadas são relevantes. Mas, como um “cabeçudo” defensor da motivação, creio que a principal causa das notas vermelhas reinarem nos boletins escolares está na falta de visão de futuro por parte dos alunos. A ausência de um objetivo em mente acarreta o desestímulo para o estudo e torna a rotina escolar pesada e enfadonha. O aluno perde o interesse pelas disciplinas e a escola se torna menos atraente do que um filme repetido na TV. E, quando estudar não passa de obrigação, isso é um tobogã que pode levar a uma vida fracassada.
Partindo do pressuposto que o maior desafio da educação não está no aluno que despreza o aprendizado, mas em descobrir o que o motiva a estudar, a solução começa no instigar o jovem a visualizar algo para seu futuro.
Aqui em Caxias o estudante do Ensino Médio tem a oportunidade de conhecer a rotina da profissão preferível ao participar do projeto empresário-sombra por um dia. A iniciativa é do Departamento de Jovens Empresários da CIC, e o adolescente acompanha um profissional em suas atividades durante um determinado dia do ano. O projeto é um sucesso há 10 anos, já que desmistifica a imagem que o jovem tem da carreira escolhida e serve como preparação para o futuro profissional.
Portanto, os pais e professores precisam estar atentos. Além de receber um bom nível de ensino, ter educadores capacitados e comunicativos o estudante precisa ter uma imagem positiva do futuro para se manter entusiasmado com o aprendizado. É como alguém já disse: “estudar sem um objetivo é como uma pedrinha no sapato: chega uma hora que não se consegue mais andar”.