Início Especiais Estudantes recebem homenagens

Estudantes recebem homenagens

Ana Souza
[email protected]

O Dia do Estudante é comemorado em 11 de agosto. Em Santa Cruz do Sul, nas escolas municipais as comemorações relativas ao Dia do Estudante ficaram restritas a cada escola e na rede estadual, conforme a 6ª Coordenadoria Estadual de Educação (CRE), inúmeras atividades foram preparadas para homenagear os estudantes.
A data que lembra os estudantes faz referência ao ano de 1827 quando foram criados os dois primeiros cursos de Direito do Brasil: um em São Paulo e o outro em Olinda. Cem anos após a criação desses cursos, a data foi escolhida para homenagear a todos os estudantes.
De lá pra cá, a educação no país acompanhou seu desenvolvimento e cresceu sensivelmente. Segundo o IBGE (dados extraídos da UFGNet; Soleis; IBGE), há indicativos que mostram que o sistema educacional no Brasil está melhorando, como o aumento da taxa de alfabetização; crescimento do índice de alunos que se matriculam nas escolas e faculdades; aumento do número de alunos que completam o curso nos níveis fundamental, médio e superior; criação de mais escolas de ensino fundamental, médio e superior; queda nos índices de evasão escolar e menor índice de repetência.

Márcia Melz

Estudantes que participam do Projeto Cidadania em Movimento, do Colégio Mauá

_______________________

Unisc-Escola promoveu a 5ª edição do Dia do Raciocínio

O programa Unisc-Escola, por meio dos cursos de licenciatura em Biologia, Computação, Matemática e Química e seus respectivos PIBIDs, promoveu na quinta-feira, dia 9 de agosto, a 5ª edição do Dia do Raciocínio – evento realizado anualmente e alusivo ao Dia do Estudante. Participaram alunos regularmente matriculados no 3º ano do ensino médio das escolas de Santa Cruz do Sul e região. Cada educandário inscreveu até duas equipes de três estudantes e cada grupo teve um professor-coordenador.
O Dia do Raciocínio foi realizado no anfiteatro do bloco 18 da Unisc, das 8h às 15h30. Os alunos da equipe vencedora ganharam um pen drive e a inscrição no vestibular de verão 2013 da Unisc, o professor-coordenador  foi premiado com a inscrição em um curso de extensão da universidade. Os estudantes das equipes que conquistaram o segundo e o terceiro lugar também receberam um pen drive, assim como os professores-coordenadores a inscrição em um curso de extensão.
Os objetivos do evento foram o de promover a vivência de ações pertinentes à troca de experiências e conhecimento entre alunos do 3º ano do ensino médio, nas áreas das Ciências Exatas e da Terra; desenvolver o espírito de solidariedade e de equipe; incentivar a criatividade e reforçar os conhecimentos nas disciplinas de matemática, biologia, computação e química; e proporcionar a vivência de atividades interdisciplinares.

Confira o resultado do Dia do Raciocínio:

1º lugar: Equipe Fortaleza, com 1358 pontos – Escola Estadual de Ensino Médio Fortaleza de Rio Pardo: Eduardo Ezequiel Antunes Sousa, Leonardo Azevedo Masulo, Vitória Saldanha de Lima Azambuja e professor responsável: Antonio Carlos Mora Petry
2º lugar: Equipe Eguia Lopes, com 1352,25 pontos – Escola Estadual de Ensino Médio Guia Lopes de Candelária: Luana Carolini Quoos, Gabriel Felipe Huwe, Marcelo Machado e professor responsável: Solange Elisa Diehl Borstmann
3º Lugar: Os Catetos e a Hipotenusa, com 1129,5 pontos – Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira de Santa Cruz do Sul: Julia Rohers Rauber, Bruno Freitas, Guilherme de Oliveira Faust e o professor responsável: Everton Steffanelo

Desirê Allram

Alunos do 3º ano do Ensino Médio das escolas de Santa Cruz e região durante o evento

_______________________

Educar-se lembra a data com uma variada programação

O Dia do Estudante na Escola Educar-se será marcado com uma variada programação no dia de hoje, 11 de agosto. A partir das 8h30 até o meio-dia o educandário promoverá o Dia da Família e o Dia dos Pais junto com as comemorações alusivas aos estudantes. A festividade – que acontece nas dependências da escola e no Complexo Esportivo – está sob organização da Associação de Pais e Mestres (APM), Grêmio Estudantil e direção da escola.

______________________

Escola Ernesto Alves comemorou com recreio prolongado

O Dia do Estudante, comemorado hoje, dia 11 de agosto, foi festejado de forma especial pela Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira. Ontem, dia 10, os recreios do turno da manhã e tarde foram prolongados com diversas atividades realizadas junto com parceiros da escola. Durante a noite ocorreu na Inside o encerramento dos Jogos Escolares do educandário e a escolha da Rainha e Gato.

Ana Souza

Recreio prolongado com atividades na Escola Ernesto Alves comemorou o Dia do Estudante

__________________

“Ser estudante é ter uma vida em torno de cada vez mais obter conhecimentos”, diz Aline Henn que é estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira. Ela iniciou seus estudos no educandário na primeira série e atualmente é presidente do Grêmio Estudantil Floriano Peixoto. “Me sinto honrada por poder representar, através do Grêmio Estudantil, os estudantes da minha escola perante a sociedade.” Sobre ter uma data para homenagear os estudantes, Aline frisa:  “É um modo de reconhecimento a todos os estudantes.”

Ana Souza

Aline: “Ser estudante é obter cada vez mais conhecimentos”

___________________________

Robótica: a construção do conhecimento

Ana Souza
[email protected]

O uso da tecnologia no cotidiano de crianças e jovens tem uma grande representatividade. Pensando em despertar nos estudantes novas maneiras de potencializar o aprendizado é que surgiu em 1993 o projeto de Robótica no Colégio Marista São Luís, idealizado pela professora Marcia Kniphoff da Cruz, que dois anos após, publicou o Livro “Relatos da Oficina de Logo e Robótica”, em parceria com a professora Ione Hoelzel, relatando as experiências do colégio, na área.
No educandário os estudantes têm a oportunidade de colocar em prática os conceitos, construindo conhecimentos. O projeto envolve desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. “Eles são desafiados a criar e desenvolver protótipos de robôs. O aprendizado inicia com kits prontos para introdução, na fase posterior desenvolvem e trabalham a robótica livre com várias linguagens de programação e materiais alternativos. Aprendem uma base para, no futuro, ingressar em cursos da área da Computação e Engenharias.” Marcia destaca que são utilizados quatro tipos de equipamentos para introdução: Lego (material importado composto por peças de encaixe e manuais bastante limitados); o Vex (material importado com controle remoto e permite programação em bom nível), o Roamer (que se desloca no chão e é ideal para séries Iniciais e Ed. Infantil) e o Robokit (desenvolvido pela empresa Imply em parceria com o curso de Licenciatura em Computação da Unisc, que já permite acoplar materiais alternativos).
As aulas de robótica são semanais e envolvem os alunos também em horários extraturno. O professor Thiago Rebelatto também atua, há dois anos, nas aulas do Marista São Luís. Os alunos trabalham com diferentes equipamentos, além de mecânica, eletrônica, vários softwares para programação e alguns kits: “Desenvolvem programas usando Scratch e aprendem a projetar em 3D através do SketchUp. Despertam a criatividade e aprendem a resolver problemas com mais facilidade, além de ter noções de orçamento. A área da robótica está cada vez mais forte e exige empenho para vencer novos desafios”, frisa o professor.
O colégio participa de campeonatos, anuais, em Porto Alegre e em Santa Maria, nos quais mais de 40 colégios Maristas de todo o Brasil competem, com alunos a partir do 5ºano do Ensino Fundamental. No dia 1º de setembro acontece no Parque São Luís o Desafio de Robótica e o público está convidado a participar (entrada franca – início 10h). Serão apresentadas maquetes e kits. Na Robótica Livre será apresentado um aeromodelo projetado e programado pelos alunos, uma máquina de fliperama – desenvolvida com reciclagem de um caça-níquel – e uma guitarra eletrônica que até a estrutura foi desenvolvida pelos alunos. “Sempre tivemos apoio do educandário no desenvolvimento do projeto, inclusive, com investimentos em capacitação dos professores”, afirmam os professores.

Ana Souza

O aluno Augusto Kist e o professor Thiago Rebelatto junto
ao caça-níquel que será transformado em um fliperama

_________________________

Projeto Cidadania em Movimento leva práticas solidárias para a comunidade

Atividades voluntárias que refletem práticas solidárias para o desenvolvimento humano. Este é o objetivo do Projeto Cidadania em Movimento, uma das 13 oficinas oferecidas pelo Programa Social Movida, este, reconhecido com o certificado de Responsabilidade Social 2011 pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Mantido pelo Colégio Mauá, o Projeto recebeu o Selo Escola Solidária no fim do ano passado pelo comprometimento com a educação fundamentado nos ideais da solidariedade, participação e cidadania.
Liderados pelo Grêmio Estudantil José de Alencar (GEJA), desde 2010 alunos de 8ª série e ensino médio, coordenados pelas professoras Agda Netto e Odeti Ertel e pela assistente social do Colégio Sandra Halmenschlager, participam do Cidadania em Movimento. Nos últimos dois anos, o projeto já realizou atividades na Associação Comunitária Pró-Amparo do Menor (Copame), Hospital Santa Cruz, Escola Municipal de Educação Infantil Santo Antônio do Sul e Apae.
Brincadeiras lúdicas, melhor aproveitamento do espaço físico, atenção e carinho que resultam no sorriso sincero de uma criança até então desconhecida. Para Rodrigo Schabbach, presidente do Geja no último ano e Camila Conrad, vice-presidente, esta é o melhor presente para os alunos que participam do Cidadania em Movimento. “É muito bom chegar num lugar e ver as crianças vindo correndo te abraçar. Nós brincamos, pintamos, criamos coisas novas!”, comenta a aluna.
O reflexo desta atividade é percebido no comportamento dos estudantes, no crescimento como cidadãos conscientes e participativos, que respeitam as diferenças.

– Na última sexta-feira, dia 10, ocorreu a eleição para o Grêmio Estudantil do Mauá. Com quatro chapas inscritas, a vencedora vai exercer sua gestão no período de um ano.