O projeto Estratégias de Mobilização para Controle Social no SUS, é financiado pelo Ministério da Saúde, com o apoio da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde tendo como a Universidade de Santa Cruz do Sul a executora do mesmo. Buscaram conhecer junto a profissionais da área da saúde e também comunidade, os anseios, necessidades e melhorias ao Sistema Único de Saúde (SUS), nos 13 municípios pertencentes à 13ª Coordenadoria Regional de Saúde: Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pântano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.
De forma mais dinâmica, o projeto convidou artistas para a elaboração de uma peça teatral, dança e música. Os responsáveis por esta elaboração foram Gilmar Almeida da Silveira, Rafael Koehler e Augusto Pereira, que criaram CUBO, um espetáculo que mostra as reais dificuldades e necessidade que temos junto ao SUS e as melhorias que tanto necessitamos. CUBO apresentou-se junto com o projeto durante três dias, dia 16 de outubro em Mato Leitão, 17 de outubro em Santa Cruz do Sul – Unisc e 18 de outubro na cidade de Rio Pardo, dias onde foram muito elogiados, aplaudidos e reconhecidos pelo belo trabalho.
A coordenadora do projeto Ana Luiza agradece a toda equipe de dançarinos, Macsuel Douglas, Luiz Mario, Felipe e Augusto, os músicos da Banda Justo Meio: “sem vocês o projeto não teria todo esse reconhecimento, as apresentações realmente tocaram as pessoas. E em breve teremos mais apresentações”.