Jéssica Ferreira
[email protected]
Iniciou ontem, segunda-feira, a estratégia de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) no Estado, usada para a prevenção do câncer do colo do útero. O público-alvo deste ano são meninas de 9, 10 e 11 anos, cuja soma no estado é de 240 mil adolescentes.
No ano passado a medida foi tomada com meninas de 11 aos 13 anos, isto é, mais de 239 mil meninas receberam a primeira dose. Contudo, apenas 169 mil tomaram a segunda dose. As meninas na faixa etária de 12 a 14 anos de idade que tenham iniciado o esquema vacinal em 2014 e por algum motivo não receberam a 2ª dose da vacina (seis meses após a primeira) também deverão ser imunizadas neste ano.
Em Santa Cruz do Sul, a medida havia sido tomada desde o ano passado como vacina de rotina, quando foi adotada pelo SUS. Em janeiro iniciaram as vacinações em todos os postos de saúde da cidade na nova faixa etária de idade. A vacina também será feita para mulheres de nove a 26 anos portadoras do vírus HIV, com exame de comprovação.
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Ele também pode ser transmitido da mãe para o filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 290 milhões de mulheres em todo o mundo estão infectadas, sendo 32% delas pelos subtipos 16 e 18.
Em relação ao câncer de colo de útero, estudos apontam que 270 mil mulheres no mundo vivem com a doença. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos este ano.
Divulgação/RJ
Vacina contra o HPV ajuda a evitar o câncer do colo de útero