Ricardo Gais
[email protected]
Luciana Mandler
[email protected]
A previsão do Ministério da Saúde para iniciar a campanha de vacinação contra a Covid-19 é para a segunda quinzena de janeiro e para estarem preparados, a secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, diretores e técnicos da Secretaria de Saúde (SES) se reuniram nesta semana para acertar o detalhamento do plano estadual de vacinação do gaúchos.
Segundo Arita, quando as vacinas forem adquiridas e liberadas pelo Ministério da Saúde, com aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a distribuição dos lotes ocorrerá de forma igualitária em todos os estados brasileiros. Da mesma forma, o governo estadual distribuirá aos municípios gaúchos a quantidade proporcional à população a ser vacinada. “Assim que a vacina chegar ao Rio Grande do Sul, já temos estrutura e planejamento para iniciar a vacinação”, afirma Arita.
Sobre a aplicação, a gestão local poderá definir as melhores formas de vacinar sua população e evitar aglomerações, como indicar locais e horários que funcionem melhor para cada realidade. O Plano Nacional de Vacinação deve seguir os moldes da campanha contra a gripe e prevê inicialmente a imunização de grupos prioritários, como os profissionais na linha de frente com o vírus e idosos em lares de longa permanência; idosos fora desses lares escalonados por faixa etária (mais de 80 anos; de 75 a 79 anos; de 70 a 74 anos); indígenas e quilombolas.
Santa Cruz do Sul
Ainda sem muitos detalhes de como será a distribuição das doses da vacina contra Covid-19, a coordenadora Mariluci Reis, da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) de Santa Cruz do Sul, adiantou que a sistemática será parecida como já funcionam as demais vacinas. “Temos sala de vacinas, receberemos elas e assim que chegarem distribuiremos para os Municípios”, conta. Questionada sobre a quantia a ser recebida, Mariluci diz que ainda não há oficialmente uma informação. “Ainda não sabemos se as doses virão divididas já pelo Estado ou se faremos essa divisão aqui”, diz.
O Comitê Gestor de Combate à Covid-19 da Prefeitura Municipal, em reunião realizada ontem, na Secretaria Municipal de Saúde, tratou das medidas de combate à pandemia em Santa Cruz do Sul. Ficou definido que as regras para funcionamento das atividades serão revistas e um novo decreto será publicado nos próximos dias.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke, responsável por presidir o comitê, a revisão das regras seguirá o decreto do Estado, porém, com algumas especificações para atender o Município e manter o equilíbrio entre as questões sanitárias e de ordem econômica. “Vamos focar, principalmente, na questão da prevenção e para isso vamos estabelecer três ações”, disse ela.
Ainda nesta semana, o comitê esteve reunido com representantes dos hospitais, Promotoria Pública, profissionais médicos e Vigilância Sanitária para tratar das questões técnicas que envolvem essas novas medidas.