O Governo do Estado dá início à recuperação física dos prédios de 400 escolas estaduais. Na nossa região serão contempladas 17 escolas. No dia 29 de fevereiro a Secretaria Estadual de Educação e a Secretaria Estadual de Obras Públicas e Saneamento divulgaram a relação das 400 escolas que serão atendidas durante o ano de 2012 pelo PNO (Plano de Necessidades de Obras).
Conforme o coordenador regional de Educação, Professor Valdomiro Luiz da Rocha, este processo teve início no decorrer de 2011 numa construção coletiva entre a Seduc/ SOPS e Direções das Escolas. O PNO (Plano de Necessidades de Obras) foi idealizado visando a construção de espaços físicos dignos e modernos, que contribuirão para a qualidade da Educação Pública do nosso estado.
Valdomiro destaca que até hoje o estado vinha fazendo reformas parciais dos prédios escolares, nunca incluindo obras na totalidade do espaço escolar. Agora, com o PNO, o Governo do Estado está mudando a sistemática e intervindo com obras que contemplem modificações completas do espaço escolar. Serão atendidas necessidades como ar condicionado em todas as salas, paisagismo, acessibilidade, PPCI (Plano de Prevenção Contra Incêndio), sala de estudos para professor, monitoramento por câmeras de vídeo, água quente na cozinha, entre outros itens.
Conforme o coordenador Valdomiro da Rocha, foi fundamental a articulação entre o Governo Estadual e o Governo Federal na construção de convênios, via FNDE/MEC e com o Banco Mundial que possibilitaram os recursos necessários para avançar com os investimentos na melhoria da rede física das escolas.
Os processos das obras do PNO foram encaminhados no dia 29 de fevereiro para a Secretaria de Obras Públicas e Saneamento visando a contratação de projeto, especificações técnicas e planilha orçamentária. Após, o processo segue para alocação de recursos, licitação, assinatura de contrato e respectiva ordem de início das obras.
O coordenador do Setor de Obras da 6ª CRE, Professor Renato Araújo, destaca o papel importante que as direções das escolas tiveram neste processo. Foi baseado no trabalho e nas informações vindas da comunidade escolar que foi organizado o PNO.
O secretário da Educação do Rio Grande do Sul, Professor Dr. José Clóvis de Azevedo, ressalta que todas as escolas deverão ser atendidas durante os 4 anos do mandato do governador Tarso Genro.
As 17 escolas contempladas na 6ª CRE
1 – EEEF Prof. Affonso Pedro Rabuske – Santa Cruz do Sul
2 – EEEM Nossa Senhora da Esperança – Santa Cruz do Sul
3 – EEEM Biagio Soares Tarantino – Rio Pardo
4 – EEEM José Luchese – Lagoa Bonita do Sul
5 – EEEF Dr. Mariano da Rocha – Encruzilhada do Sul
6 – EEEM Monte das Tabocas – Venâncio Aires
7 – EEEM Guia Lopes – Candelária
8 – EEEM Margit Kliemann – Gramado Xavier
9 – IEE Gomercinda Dornelles Fontoura – Encruzilhada do Sul
10 – EEEF São Luiz – Venâncio Aires
11 – EEEM Sebastião Jubal Junqueira – Venâncio Aires
12 – EEEM João Habekost – Rio Pardo
13 – EEEM Curupaiti – Vale Verde
14 – EEEM Vera Cruz – Vera Cruz
15 – EEEF Adolfo Mânica – Boqueirão do Leão
16 – EEEF Bruno Agnes – Santa Cruz do Sul
17 – EEEM Fábio Nackbar dos Santos – Candelária