Nelson Treglia
[email protected]
O Brasil está muito próximo de viver um momento histórico, os Jogos Olímpicos Rio 2016. O grande símbolo do evento é a tocha olímpica, que passará por Santa Cruz do Sul na próxima terça-feira, 5 de julho. De certa forma, podemos dizer que a cidade estará integrada ao mundo nesse dia tão especial. Afinal, a Olimpíada reúne os cinco continentes em prol da esperança por um planeta Terra melhor, unido, sem barreiras e sem confrontos. E nada melhor do que transmitir esse ideal aos jovens alunos das nossas escolas, que representam a esperança por um mundo mais justo e fraterno. Por isso, as escolas de Santa Cruz estarão integradas à passagem da tocha olímpica, levando seus alunos para conferir este evento incrível e maravilhoso. Saiba mais:
Escolas municipais
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) estará integrada à passagem da tocha olímpica. Todas as 26 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), o Núcleo Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Cemeja) e as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) Beija-Flor e Paraíso Infantil participarão do evento.
Cerca de 1,9 mil alunos da rede municipal assistirão ao revezamento do símbolo máximo do esporte. Os estudantes têm trabalhado o tema olímpico de forma interdisciplinar, envolvendo matérias como Educação Física, História, Geografia e outras. A partir de 13h30, haverá concentração na Praça Getúlio Vargas, e os alunos foram orientados a vestir as cores do Brasil.
Marista São Luís
A chama olímpica irá passar por Santa Cruz do Sul na próxima terça, 5 de julho e as ruas do Colégio Marista São Luís farão parte do seu trajeto. Para contemplar e participar deste evento de repercussão mundial, uma série de atividades foram programadas. Alunos, educadores, funcionários, atletas maristas e a banda da escola estarão envolvidos na ação.
A ideia é que os alunos possam acompanhar a passagem da tocha, enquanto atletas do colégio participam com atividades ligadas à sua modalidade esportiva. A banda da escola também estará presente e fará parte da movimentação.
Colégio Mauá
O Mauá também vai participar da passagem da tocha olímpica em Santa Cruz do Sul. As turmas de quartos e quintos anos da tarde estarão em frente ao Museu do colégio, na Marechal Floriano, acompanhando a passagem do símbolo olímpico.
Os alunos que não têm aula na parte da tarde serão convidados a participar do evento no mesmo local. Além disso, o Projeto Nosso Vôlei/Mauá montará uma estrutura na Praça Getúlio Vargas, a convite da Prefeitura.
E o Mauá estará diretamente envolvido no revezamento. Carregarão a tocha o pai de alunos Rogério Klafke, a mãe de alunos Lenara Teixeira e a ex-aluna do Mauá, Natália Eidt.
Educar-se
Uma das escolas particulares de Santa Cruz do Sul, a Educar-se, realiza sua gincana a partir do dia 5 de julho, dia em que a tocha olímpica passará pelo município. As atividades da gincana estão focadas no tema dos Jogos Olímpicos. Cerca de 600 pessoas ligadas à Escola, entre alunos, professores e funcionários, assistirão a passagem da tocha, próximo à saída do pórtico da Unisc, na Avenida Independência.
A Escola foi dividida em três equipes: Amarela, Azul e Verde e aguardará com atividades e surpresas a passagem do símbolo olímpico.
Escolas estaduais
A 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE) convocou as escolas estaduais para participarem da passsagem da tocha olímpica. Dezoito escolas de Santa Cruz do Sul assistirão a este evento histórico, e cerca de mil alunos estarão envolvidos.
Os educandários estaduais que deverão levar mais alunos são Goiás, Ernesto Alves, Rosário, Petituba, Gaspar Bartholomay e José Wilke. Uma escola de Rio Pardo estará presente, a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Biagio Soares Tarantino.
Na Praça Getúlio Vargas, estudantes farão apresentações artísticas. (Colaboraram com a reportagem a Four Comunicação e a assessoria de comunicação do Marista São Luís)