Odilon S. Blank*
No Espírito adiantado, as paixões animais se enfraquecem e o egoísmo é substituído pelo sentimento de fraternidade; nestes mundos adiantados, não existem mais guerras, ódios e discórdias, pois ninguém quer prejudicar seu semelhante. A morte não é temida, pois intuem melhor o futuro espiritual que os aguarda, com simples transformação. A vida nos mundos superiores é mais longa e sem doenças e sofrimentos, que são causados aos que infringem as Leis Divinas.
O Espírito pode pedir para reencarnar em determinado planeta mas só será atendido seu pedido, se tiver merecimentos e condições de progresso para efetuar tal reencarnação.
Em geral, reencarnamos conforme o nosso grau de evolução.
Todos os orbes progridem, tal e qual os Espíritos, todos começaram como a Terra e no decorrer dos tempos evoluíram.
As raças que hoje povoam a Terra desaparecerão um dia, substituídas por seres cada vez mais perfeitos, sucedidos às atuais, como estas também sucederam a outras ainda mais grosseiras.
Existem mundos tão adiantados moralmente, onde o Espírito já deixou de revistir corpos materiais, tendo por envoltório só o perispírito, que é tão etéreo, que para os menos evoluídos, parecem nem existir. São os Espíritos puros ( já passaram por toda a escala evolutiva)e foram criados dentro da eternidade muito antes de nós.
Em cada mundo em que reencarna, o Espírito reveste-se com um perispírito próprio deste mundo. Cada mundo portanto, tem um perispírito com matéria própria.
Os Espíritos puros habitam mundos superiores aos da Terra, mas não lhes ficam presos como os homens à Terra;podem estar em toda a parte.
Em sua origem a vida do Espírito é apenas instintiva e mal tem consciência de si mesmo, desenvolvendo-se aos poucos sua inteligência(a alma ensaia para a vida).
(continua)
*Aposentado