O perispírito não fica circunscrito (limitado) ao corpo físico, mas irradia ao seu redor e o envolve como que numa atmosfera fluídica e exerce ação importante no organismo físico. Se receber fluidos de boa natureza o corpo apresenta impressão salutar, e se são maus a impressão é penosa e podem causar certas enfermidades. Nos meios onde se aglomeram os maus Espíritos são impregnados de maus fluídos que podem ser absorvidos pelos poros perispiriticos.
Sabemos que há pensamentos discordantes ou harmônicos. Numa reunião simpática experimenta-se satisfação, sentindo-se a sadia atmosfera moral e numa reunião de pensamentos malévolos sente-se ansiedade e mal estar.
Para evitar-se a influência de maus espíritos devemos viver uma vida de moral sadia, pois os fluídos bons repelem os fluídos maus e uma boa conduta produz uma “couraça” no perispírito, e além do mais os maus Espíritos são atraídos para os maus ambientes; eliminando o mal de nós eles afastam-se contrariados, pois o ambiente benévolo lhes é antipático…
O perispírito é o “órgão sensitivo” do Espírito, por cujo meio ele percebe coisas espirituais; o Espírito vê, ouve e sente por todo o seu ser tudo o que se encontra na esfera de irradiação de seu fluído perispiriticos. Na vista dupla, ele vê com os olhos da alma, vendo com os olhos fechados. O laço fluídico que o prende ao corpo só se rompe com a morte. A luz material é feita para a vida material; para o mundo espiritual existe uma luz especial. A vista espiritual não é igual para todos os Espíritos; só os puros a possuem em todo o seu poder pois, nos inferiores ela é enfraquecida pela grosseria do perispírito (qual um nevoeiro).
Uma cura opera-se pela substituição de uma molécula mal sã por uma sã, dependendo da vontade e da energia de quem emite fluídos curadores, e do merecimento do receptor. Há pessoas que operam curas instantâneas pela imposição das mãos; todas as curas são variedades do magnetismo e o princípio é sempre o mesmo: o fluído desempenha o papel de agente terapêutico.
(continua)
Odilon S. Blank
Aposentado