Início Colher de Pau Espinhaço de ovelha com pirão

Espinhaço de ovelha com pirão

Alayde Guimarães Motta – [email protected]

Em comemoração aos 177 anos da Revolução Farroupilha,celebrados no dia 20 de setembro, nada mais justo do que trazer um prato típico do gaúcho. O Espinhaço de Ovelha com Pirão faz parte da culinária rio-grandense.  A receita é do meu primo emprestado Jarbas Duarte Pessano, também conhecido como “Binha”, grande tradicionalista, excelente cozinheiro de acampamento e de salões, executante de bumbo leguero, emérito jogador de truco e conhecedor dos mais recitados poemas do universo poético nativista. Neste feriado farroupilha é uma ótima opção para você desfrutar desse delicioso sabor do sul.

ESPINHAÇO DE OVELHA COM PIRÃO

INGREDIENTES
3 ½ Kg de espinhaço de ovelha
4 colheres rasas de sal
3 dentes de alho
1 colherinha de pimenta-do-reino
1 pimentão
¾ xícara de óleo
2 cebolas médias picadas
4 folhas de louro
pimenta verde
1 xícara de farinha de mandioca

MODO DE PREPARO
Retire o sebo do espinhaço de ovelha, que são dois fios brancos grossos. Corte acarne em pedaços e lave-a.
Coloque o sal, alho, pimenta-do-reino e verde numa tábua e amasse com uma faca, formando uma pasta. Tempere a carne com essa pasta.
Leve ao fogo um panela bem grande (fundo largo), deixe esquentar com o óleo.
Ponha a cebola picada para dourar e junte o espinhaço. Tampe a panela e deixe cozinhar 15 minutos. Vire a carne, junte o louro e o pimentão e deixe formar um caldo com a panela tampada. Depois de ½ hora de cozimento (mais ou menos), quando a carne estiver meio dourada, acrescente 1 litro de água fervente, mantenha sempre a panela tampada e mexa de vez em quando com a colher de pau, para não queimar.
Quando a carne estiver macia, retire da panela, colocando numa travessa (no forno para não esfriar).
Retire o excesso de gordura e, no caldo que ficou, coloque aos pouquinhos a farinha de mandioca, sempre mexendo com a colher de pau para não embolar. Deixe cozinhar uns 5 minutos para que fique um pirão não muito consistente.
Servir o pirão com o espinhaço ou em prato separado.

DICA DA SEMANA

Para que a farinha de mandioca tenha maior durabilidade, coloque uma folha de louro dentro do saco ou do pote.