A vida nos coloca muitas vezes em situações de espera. Aliás, muitos eletrônicos de hoje trazem o recurso: ‘stand by’, como o ‘modo espera’ nos celulares… Nós também às vezes esperamos: o fim de semana; por dias melhores; familiares que viajaram; por novas oportunidades. E esse esperar nem sempre é fácil. Pode estar ligado a angústias, a impaciência e como última, a esperança. Veja na Bíblia: “Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, fortifique-se o teu coração, espera, pois, pelo Senhor.” (Sl 27. 14). Não é um esperar vazio, mas esperar por alguém que tem nossa vida em sua mão: Deus. É um esperar cheio de confiança na bondade, misericórdia e fidelidade de Deus.
É bom lembrar que em nenhuma parte de Bíblia vamos encontrar a idéia de que Deus fará tudo o que pedirmos com um só estalar de dedos. Deus não nos oferece um serviço instantâneo de repostas; um fast-food de orações ou preces. Deus é que controla a área do porquê e quando. Se Deus responder com um não a sua oração sincera e você perguntar por quê, nem sempre Ele vai responder ou explicar. Não estamos num balcão de negócios. Você deseja argumentar, mas Deus sabe que toda explicação que possa dar-lhe não o satisfará por vivermos nesse mundo do ‘aqui e agora’. Se Deus respondesse a toda oração ao estalar dos dedos, ele se tornaria nosso servo e não o Senhor que vê e sabe além do que nós vemos e sabemos. As demoras de Deus não são negativas divinas. O tempo de Deus é perfeito. É preciso ter paciência na oração. O problema de algumas pessoas não é tanto a dúvida, mas a impaciência. Muitos são assim, mas nem por isso perderam a fé na oração, perderam a paciência. Não suportaram a espera. Eis a importância do Salmo 27. 14 na sua vida!
Uma oração sincera dirigida a Deus nunca é em vão. Deus não a esquece. É como uma semente plantada que brotará e crescerá no tempo certo. Se sua ideia não for correta, Deus responde: Não. Se o tempo não for correto, Deus responde: Devagar. A prática da oração se tornará algo muito benéfico para a vida. O jargão vale: “ora que melhora!” Um abraço, Edemar. (Adaptado).
Cultos: Sábado, dia 12: 19h Reserva; 19h Núcleo Concórdia. Domingo, dia 13: 9h Culto Esmeralda; 9h Centro.