Há 16 anos, a aposentada Nélsi Lincke, de 69 anos, sofre de pressão alta. Por conta disso, ao menos uma vez ao mês ela e mais 15 pessoas participam de encontros para hipertensos e diabéticos na Estratégia de Saúde da Família Boa Vista (ESF). “Aqui a gente se encontra com os amigos e aprende muita coisa. Teve até um curso de como aproveitar melhor as frutas e verduras”, conta.
Nesta quarta-feira, 13, o grupo de Nélsi teve mais uma atividade diferenciada. Depois de conversarem sobre o Setembro Amarelo – mês que tem como tema o suicídio – , cada integrante recebeu mudas de chás para a formação de um herbário no pátio da unidade de saúde. Mais de duas dezenas de pneus receberam as plantas. Capim cidreira, alecrim, alcachofra, manjerona, salsa, espinheira santa, funcho e boldo estarão à disposição para uso da comunidade.
De acordo com a coordenadora da ESF, enfermeira Rosane Ernst, a atividade está dentro das práticas integrativas e complementares estabelecidas pelo Ministério da Saúde. “Além de passarmos orientações sobre os cuidados com a saúde, nosso objetivo é também envolver os usuários com ações práticas”, explicou. A próxima etapa será elaborar um panfleto para distribuir aos frequentadores da unidade, com explicações sobre a finalidade de cada planta.