Lucca Herzog
[email protected]
Este ano, o desfile de 7 de setembro terá uma temática especial. Um dos temas nacionais do evento é a ocasião dos 100 anos da União dos Escoteiros do Brasil (UEB) no Brasil, e a homenagem ao centenário reunirá os quatro grupos do município. “Em sinal de união, as quatro ‘alcateias’, como são chamados os grupos, estarão reunidas no desfile”, revelou Lisandra Ribeiro, coordenadora do distrito regional da União.
Fundada em 4 de novembro de 1924, a União dos Escoteiros do Brasil (UEB) é a única organização nacional reconhecida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro desde sua origem. Com um projeto educativo acessível e inclusivo, a UEB tem se dedicado a educação não-formal, cultura, beneficência e filantropia, impactando a vida de cidadãos e jovens.
“São desenvolvidas práticas de sobrevivência, de proteção de pessoas, de animais e da natureza, além das atividades esportivas e de aventura”, explica Jairo Kist, presidente do Grupo de Escoteiros Santa Cruz, ressaltando o caráter educativo, cívico e transformador das práticas desenvolvidas pela organização: “Os jovens têm a oportunidade de aprender a se virar, a improvisar e a servir”.
O Tema do centenário, “+100 anos de Aventura”, encapsula não apenas a jornada de um século da União dos Escoteiros do Brasil, mas a visão da instituição voltada para o futuro. Este momento de celebração não se trata apenas de olhar para o que já passou, mas também reforçar o propósito da organização em educar jovens para enfrentar os desafios dos próximos 100 anos. Ao longo de sua história, a União dos Escoteiros do Brasil tem preparado gerações e oferecendo-lhes competências essenciais, como liderança e trabalho em equipe.
Além disso, ao longo de sua trajetória, a instituição tem se adaptado constantemente às mudanças da sociedade, mantendo-se comprometida com sua missão de contribuir para a educação de crianças, adolescentes e jovens. Os valores escoteiros, como honra, lealdade, solidariedade e respeito, são a base de sua proposta educativa, que visa promover um impacto positivo na vida de cada jovem escoteiro, que por sua vez modificará a comunidade.